Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam o pregão desta quinta-feira em forte queda, com os investidores digerindo novos dados econômicos dos Estados Unidos, em meio a temores sobre a trajetória das taxas de juros.
- Essa informação chegou primeiro para quem é membro do Monitor do Mercado Real Time. Já garantiu o seu acesso? Clique aqui.
Os sólidos dados de empregos dos Estados Unidos fizeram com que os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos ultrapassassem os 4% no dia. O mercado de trabalho aquecido fortaleceu a perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) retome sua campanha de aumentos das taxas de juros ainda este mês, após uma pausa recente.
O Fed tomará sua decisão sobre as taxas de juros em 26 de julho. De acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group, os traders estão precificando uma chance de quase 95% de um aumento nas taxas de juros na reunião do final do mês.
A ata da última reunião do Fed revelou divisões dentro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) em relação à interrupção dos aumentos de juros em junho, indicando que mais aumentos estão previstos, porém, em um ritmo mais lento.
No documento, divulgado ontem, as autoridades afirmaram que uma breve pausa no ciclo de aperto monetário daria tempo ao comitê para avaliar os impactos das medidas mais agressivas adotadas desde a década de 1980.
“Os formuladores de políticas do Federal Reserve podem estar temendo o relatório de empregos [payroll] de amanhã depois que o número da ADP de hoje mais uma vez superou as estimativas, chegando a mais que o dobro da previsão consensual”, diz o analista sênior de mercado da Oanda, Craig Erlam.
“Isso praticamente se tornou a norma no dia dos pagamentos, mas os formuladores do Fomc, juntamente com os investidores, podem ter esperado que a maré agora mudasse após um ciclo de aperto tão intenso nos últimos 18 meses. Mas se o relatório da ADP servir de indicação, estamos caminhando para outro relatório de empregos extremamente positivo”, completa.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -2,17%, 7.280,50 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -2,62%, 15.509,36 pontos
CAC-40 (Paris): -3,13%, 7.082,29 pontos
FTSE MIB (Milão): -2,53%, 27.506,9 pontos
IBEX-35 (Madri): -2,22%, 9.266,60 pontos
SMI-20 (Zurique): -1,85%, 10.986,78 pontos
PSI-20 (Lisboa): -1,41%, 5.872,76 pontos
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels