Nesta terça-feira (4), a Volkswagen anunciou, em um comunicado, planos para crescer 40% no Brasil até 2027. Para isso, a empresa vai investir 1 bilhão de euros – cerca de R$ 5,2 bilhões – no país até 2026. Na América do Sul, a VW espera crescer 11% até 2030.
Dentre os investimentos estão, o desenvolvimento de motores de combustão movidos a etanol aqui no Brasil e a expansão do programa voltado para o aluguel de carros, em formato de modelo de assinatura.
Com o investimento, a empresa pretende lançar, aqui no Brasil, dois veículos 100% elétricos, o Volkswagen ID.4 e o ID.Buzz. A previsão é que até 2025, 15 novos veículos elétricos, híbridos e “flex-fuel” sejam lançados.
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Programa do carro popular
No começo do mês, foi anunciada uma Medida Provisória para baratear alguns veículos, incentivando o acesso ao carro popular e impulsionando o mercado automotivo. Para viabilizar o projeto, o governo ofereceu isenção de impostos para algumas montadoras, assim, carros considerados “populares” – abaixo de R$ 120 mil – contaram com descontos entre 1,5% e 10,96%.
O orçamento inicial foi de R$ 500 milhões, mas não durou muito e, na quinta-feira (29), foram disponibilizados mais R$ 300 milhões para dar continuidade ao programa.
O programa segue em vigor, mas por mais que o orçamento tenha sido ampliado, a indústria automotiva tem reagido de forma contrária devido a uma estagnação do mercado.
Estagnação do mercado
Após a paralisação de algumas montadoras, a Volkswagen anunciou na última quarta-feira (28) que irá parar temporariamente sua produção de automóveis no Brasil por uma estagnação do mercado. Dessa forma, a empresa suspendeu as produções em três fábricas no Brasil, a de São José dos Pinhais, no Paraná, e as de São Bernardo do Campo e de Taubaté, ambas em São Paulo.
A marca alemã paralisou até mesmo a fábrica na região metropolitana de Curitiba, local em que produz o T-Cross, um dos SUVs mais vendidos do país em 2023. O retorno completo da unidade está previsto para cinco meses.
Outras empresas como a General Motors (Chevrolet), Hyundai e Renault também anunciaram paralisações. No caso da GM, a produção em Gravataí (RS), onde produz a linha Onix (hatch e sedã) foi interrompida. Os modelos da linha são os mais vendidos no país nos últimos anos, mas pararam as produções durante o programa de incentivo ao carro popular.
Impulso para o Volkswagen Polo
VW ressuscita Elis Regina
Em meio a tantas novidades, a Volkswagen publicou uma nova campanha publicitária, na qual Elis Regina (morta em 1982) contracena com sua filha, Maria Rita (veja aqui), traz à discussão a capacidade das ferramentas de inteligência artificial substituírem artistas — indo muito além das suas já conhecidas funções técnicas, como escrever textos ou organizar planilhas.
Imagem: Divulgação