As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta terça-feira (5), com destaque para o recuo das ações de tecnologia.
Durante a maioria do dia, as bolsas operaram em território negativo, com uma breve redução das perdas após a divulgação dos dados do Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços pelo instituto ISM e diante do recuo nas encomendas à indústria em janeiro. No entanto, o sentimento de risco piorou no final do pregão, com nove dos onze setores do S&P 500 fechando no vermelho.
Resultado dos índices
- O índice Dow Jones encerrou com queda de 1,04%, aos 38.585,19 pontos;
- O S&P 500 caiu 1,02%, aos 5.078,65 pontos;
- O Nasdaq teve recuo de 1,65%, aos 15.939,59 pontos.
Expectativas em relação ao discurso de Powell
Os investidores aguardam o depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, perante o Congresso na quarta e quinta-feira. Há expectativas sobre sua posição em relação à inflação e à política monetária. Fiona Cincotta, do City Index, ressaltou que Powell poderia reiterar a necessidade de mais confiança de que a inflação diminuirá para a meta de 2%.
Desempenho das empresas de tecnologia
A Tesla registrou uma queda de 3,93% devido à paralisação de sua produção em uma fábrica na Alemanha e à queda nas vendas de carros elétricos na China durante fevereiro. Enquanto isso, a Apple também enfrentou desafios, com as vendas do iPhone diminuindo na China e a Huawei ganhando participação no mercado, levando as ações da Apple a recuarem 2,84%.
Prévias das eleições nos EUA
Além disso, os investidores estão atentos às prévias das eleições nos Estados Unidos. Nesta terça-feira, 16 Estados realizaram votações para definir os representantes dos partidos Republicano e Democrata em novembro.