Depois de algumas tentativas frustradas de se estabelecer no mercado de inteligência artificial (IA), a nova aposta da Google é de partir para o lado do hardware. A empresa quer, agora, fazer seus próprios chips, que comportem inteligência artificial, se tornando rival da Nvidia (que, hoje, é líder deste mercado).
A primeira aposta da empresa já tem até nome: Axion. Esse chip visa responder às demandas crescentes, desde a publicidade no YouTube até a análise de dados, enquanto a big tech enfrenta o desafio dos custos em alta com inteligência artificial.
Google aposta há 10 anos em I.A.
O Axion se junta aos esforços de mais de uma década da Google em desenvolver recursos de computação, começando com chips especializados para inteligência artificial. Essa estratégia foi reforçada desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022, o qual desencadeou uma disputa que ameaça a posição dominante da companhia.
Os esforços da Google na produção de chips visam reduzir sua dependência de fornecedores externos e competir com parceiros de longa data, Nvidia e Intel. No entanto, executivos da Google disseram que essa decisão não é vista como uma competição direta.
Depois dos chatbots, chips são a “nova moda”?
A Google não é a única que busca se reposicionar no mercado. Suas principais concorrentes na nuvem, Amazon e Microsoft, também estão investindo em chips próprios, à medida que a demanda por recursos de computação aumenta com o crescimento da inteligência artificial.
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