Com a proximidade de um novo ciclo de pagamentos do abono salarial PIS/Pasep para 2024, surgem muitas dúvidas entre os trabalhadores a respeito do calendário, critérios de elegibilidade e os meios pelos quais é possível consultar este benefício tão esperado. Este artigo foi criado para dissipar todas essas incertezas e fornecer um guia completo sobre o tema.
Quais são os requisitos para receber o PIS/Pasep em 2024?
O abono salarial de 2024 é direcionado a trabalhadores que cumpriram requisitos específicos durante o ano-base de 2022. Para ser elegível, o indivíduo deve ter trabalhado remuneradamente por pelo menos 30 dias, recebido no máximo dois salários mínimos médios mensais, estar inscrito no PIS/Pasep há cinco anos ou mais e ter suas informações adequadamente registradas pelo empregador na RAIS/eSocial.
Como é calculado o valor do abono PIS/Pasep?
A quantia recebida pelo trabalhador a título de abono salarial é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base considerado. Sendo assim, aqueles que atuaram durante todo o ano receberão o equivalente a um salário mínimo. Já os trabalhadores que atuaram por um mês obterão 1/12 do valor do salário mínimo, seguindo essa lógica de cálculo para os demais casos.
Calendário de pagamentos e procedimentos para saque
O processo de pagamento do abono salarial PIS/Pasep de 2024 segue um cronograma determinado pelo mês de nascimento dos beneficiários. A distribuição dos valores se inicia em abril de 2024 e se estende até a última parcela destinada aos nascidos em novembro e dezembro, com o prazo final para retirada fixado em 27 de dezembro de 2024.
- Nascidos em Janeiro – recebem a partir do dia 15/02/2024;
- Nascidos em Fevereiro – recebem a partir do dia 15/03/2024;
- Nascidos em Março- recebem a partir do dia 15/04/2024;
- Nascidos em Abril – recebem a partir do dia 15/04/2024;
- Nascidos em Maio – recebem a partir do dia 15/05/2024;
- Nascidos em Junho – recebem a partir do dia 15/05/2024;
- Nascidos em Julho – recebem a partir do dia 17/06/2024;
- Nascidos em Agosto – recebem a partir do dia 17/06/2024;
- Nascidos em Setembro – recebem a partir do dia 15/07/2024;
- Nascidos em Outubro – recebem a partir do dia 15/07/2024;
- Nascidos em Novembro- recebem a partir do dia 15/08/2024;
- Nascidos em Dezembro- recebem a partir do dia 15/08/2024.
Para consultar o saldo disponível, os beneficiários do PIS podem usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o Portal Gov.br, enquanto a consulta do Pasep está disponível pelo mesmo aplicativo ou por meio dos canais de atendimento do Banco do Brasil.
O procedimento de saque para os habilitados ao PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, que efetua o depósito em conta ou disponibiliza o valor para retirada em caixas eletrônicos, casas lotéricas e outros. Para os beneficiários do Pasep, o Banco do Brasil faz o pagamento direto na conta ou permite a retirada em agências. É fundamental ter em mãos o número do PIS/Pasep para realizar consultas ou procedimentos de saque.
Conclusão
Espera-se que as informações fornecidas esclareçam as principais dúvidas sobre o abono salarial PIS/Pasep de 2024. Mantenha-se informado sobre o calendário de pagamentos e certifique-se de que cumpre todos os requisitos necessários para garantir seu direito ao benefício. Assim, poderá aproveitar esse suporte financeiro adicional, fruto do seu trabalho durante o ano-base.









