O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que os pagamentos do abono anual, conhecido como 13º salário, começarão nesta semana. A primeira parcela será disponibilizada já na quarta-feira, dia 24 de abril, priorizando os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo.
1. Quem tem direito do 13º dos beneficiários da Previdência Social?
Em 2024, têm direito ao abono anual os indivíduos que recebem benefícios como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Segundo dados da Previdência Social, mais de 33,7 milhões de beneficiários poderão receber o pagamento deste ano.
2. 13° salario data de pagamento primeira parcela
O calendário do INSS prevê que os pagamentos ocorrerão em duas parcelas, com datas específicas para quem ganha até um salário mínimo e para quem ultrapassa esse valor. A estratégia visa organizar e facilitar o acesso aos fundos por parte dos beneficiários.
- Para quem recebe até 1 salário mínimo:
- Final do NIS: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5
- Final do NIS: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5
- Final do NIS: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5
- Final do NIS: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5
- Final do NIS: 5 – pagamentos em 30/4 e 31/5
- Final do NIS: 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
- Final do NIS: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
- Final do NIS: 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
- Final do NIS: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
- Final do NIS: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6
- Para quem recebe mais que 1 salário mínimo:
- Final do NIS: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
- Final do NIS: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
- Final do NIS: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
- Final do NIS: 4 e 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
- Final do NIS: 5 e 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6
3. Calendário de pagamento do INSS 2024: veja a tabela de pagamento

4. Consulta processo do INSS: como realizar?
Para consultar processos relacionados ao INSS, você pode seguir estes passos:
- Acesse o site oficial do Tribunal Regional Federal (TRF) responsável pela sua região. Geralmente, cada estado possui um TRF específico. Por exemplo, se você estiver na região sudeste, pode acessar o site do TRF-2 (https://www.trf2.jus.br/).
- No site do TRF, procure pela opção de “Consulta Processual” ou “Processos Eletrônicos”. Essa opção pode variar de acordo com o TRF específico.
- Após clicar na opção de consulta processual, você será direcionado para uma página onde poderá realizar a busca pelo número do processo. Insira o número do processo relacionado ao INSS que deseja consultar e clique em “Pesquisar”.
- Dependendo do TRF, você pode precisar fazer um cadastro ou login para acessar detalhes específicos do processo. Siga as instruções fornecidas na página para realizar o cadastro, caso necessário.
- Após acessar os detalhes do processo, você poderá visualizar informações como andamento, movimentações, despachos e decisões relacionadas ao seu processo junto ao INSS.
Lembrando que o procedimento exato pode variar de acordo com o TRF responsável pela sua região, por isso é importante consultar o site específico do tribunal para obter as informações mais precisas.
5. Como acessar o Meu INSS?
Para acessar o seu INSS, você pode seguir estes passos:
- Acesse o site oficial do INSS (https://www.gov.br/inss/pt-br).
- No canto superior direito da página inicial, clique na opção “Entrar”.
- Se você já possui um cadastro no gov.br, insira seu CPF e senha nos campos correspondentes e clique em “Entrar”. Se ainda não tiver um cadastro, clique em “Crie sua conta” e siga as instruções para criar uma conta no gov.br.
- Após fazer login, você será redirecionado para o painel do Meu INSS, onde poderá acessar diversos serviços e informações relacionadas à Previdência Social.
Se preferir, também é possível acessar o Meu INSS por meio do aplicativo para dispositivos móveis, disponível para download na App Store (para dispositivos iOS) ou na Google Play Store (para dispositivos Android). Basta baixar o aplicativo, fazer login com sua conta do gov.br e acessar os serviços disponíveis.