As bolsas de valores de Nova York encerraram o pregão em território negativo, refletindo a divulgação de dados macroeconômicos nos Estados Unidos, o que ampliou a expectativa pelo início dos cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. Essa expectativa, no entanto, foi adiada para novembro, uma vez que o mercado aguarda a decisão monetária do Fed, prevista para amanhã (1).
Resultados dos índices:
- Dow Jones cai 1,49% (37.815,52 pontos);
- S&P 500 recua 1,57% (5.035,64 pontos);
- Nasdaq perde 2,04% (15.657,82 pontos)
No acumulado do mês, o Dow Jones teve seu pior desempenho mensal desde setembro de 2022, com uma queda de 5%, seguido por uma redução de 4,17% do S&P 500 e de 4,41% do Nasdaq. Todos os índices registraram sua primeira queda mensal desde outubro de 2023.
Dados trabalhistas
De acordo com novos dados divulgados hoje de manhã pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, o índice de custo de emprego, que mede compensação e benefícios, aumentou 1,2% de dezembro a março — o maior aumento em um ano — após subir 0,9% no final de 2023.
Os salários e ganhos aumentaram 1,1% durante o mesmo período de três meses, enquanto os custos com benefícios também aumentaram 1,1%. Os dados adicionam preocupações contínuas de que os salários altos estejam mantendo os níveis de inflação elevados.
A economista do Wells Fargo, Sarah House, argumentou que, todas as coisas sendo iguais, o aumento nos custos salariais de terça-feira não é “o fim do mundo” para o Fed. Mas é mais um elemento a ser considerado, pesando nas esperanças do mercado por cortes nas taxas de juros.
Ceticismo de Wall Street e adiamento das expectativas por cortes de juros
A divisão de setores da S&P 500 revelou que o setor de tecnologia teve a pior queda mensal, com um declínio de 4,5%, de acordo com o MarketWatch. A crescente cautela de Wall Street em relação ao início do ciclo de cortes de juros pelo Fed neste ano é evidente, especialmente após a análise dos dados macroeconômicos recentes.
As expectativas de redução nos Fed funds foram adiadas de setembro (48,9%) para novembro (59,4%), de acordo com uma ferramenta do CME Group. Além disso, a probabilidade de manutenção das taxas de juros até dezembro aumentou de 18,4% para 25%.
Resultados corporativos
Empresas como 3M registraram ganhos, com uma alta de 4,72%, enquanto outras como McDonald’s (-0,19%) e Coca-Cola (-0,48%) fecharam em queda após seus resultados trimestrais. Após o fechamento do mercado, a Amazon (-3,29%) e a AMD (-1,14%) estão entre as empresas que divulgarão seus balanços.
Até agora, os resultados das big techs têm impressionado Wall Street e revelado sua impaciência com os gastos pesados em IA.
*Com informações da Agência CMA