O Itaú BBA divulgou suas projeções para os resultados do primeiro trimestre das empresas de varejo sob sua cobertura, que apresentarão seus balanços de 2 a 11 de maio. Os destaques positivos devem ser as varejistas de moda com tíquete mais elevado, como Arezzo e Soma, Mercado Livre, no eletrônico, e Raia Drogasil, no farmacêutico.
No varejo alimentar, seus analistas esperam que, após redução da inflação dos alimentos, a próxima etapa será uma desaceleração nos números de crescimento de primeira linha e pressão de rentabilidade relacionada a planos de expansão em geral, com números mais fracos de Carrefour e Assaí.
No espaço de vestuário, nomes de alta renda como Grupo Soma e Arezzo, provavelmente mostrarão desempenho de vendas consistente – apesar das duras comparações – mas, em geral, com alguma pressão sobre a lucratividade. SOMA deve ser destaque, em rentabilidade consistente de ganhos decorrentes de melhorias na margem bruta da Hering.
Por outro lado, as empresas expostas a clientes de baixa renda, como a Lojas Renner, provavelmente apresentarão resultados mais fracos).com pressão na lucratividade e estabilidade em vendas em mesmas lojas por conta do verão prolongado, ventos macro contrários, pressão no mix de vendas e de margem. A fraca qualidade de crédito e um alto nível de provisionamento também devem resultar em um ebitda negativo de R$ 37 milhões para a operação financeira Realize.
Entre as companhias do varejo eletrônico, o Itaú BBA espera um bom desempenho de vendas de Mercado Livre e Magazine Luiza, em um ambiente competitivo mais fácil, com destaque para o primeiro nome, que deve acelerar ganhos de market share no Brasil (tanto nas divisões 1P quanto 3P) e monetização da alavancagem ou sua plataforma por meio de seus anúncios e empresas de crédito.
Magazine Luiza deve mostrar estabilidade no lucro, na comparação anual, já que o fim da cobrança de alíquotas (Difal), do ICMS [tributação usada na arrecadação do comércio eletrônico a fim de dividi-lo entre o Estado de origem da empresa e do consumidor, que vigorou até 2021 através de normas estaduais] trouxe ventos contrários únicos no 1T23 que mais do que compensaram os ganhos de eficiência no trimestre.
Entre as drogarias, a Raia Drogasil (RD) provavelmente postará fortes resultados devido aos ganhos consistentes de 15% em vendas mesmas lojas e ganhos de rentabilidade da diluição de vendas, despesas gerais e administrativas.
Para a operação da Natura na América Latina, a previsão é de ganho de margem ebitda de 30 pb em relação ao ano anterior, principalmente em melhorando o desempenho operacional no Brasil e eficiência potencial de ganhos na região.
Cynara Escobar / Agência CMA
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