Os investidores reagem positivamente aos anúncios feitos pela Petrobras nesta segunda-feira, apesar de análises negativas do mercado em relação à formação de seu conselho de administração e investimentos na área de gás. Por volta de 11h32 de Brasília, os papéis PETR3 e PETR4 subiam 1,60% e 1,49%, a R$ 30,43 e R$ 27,11, após operarem em queda.
Ontem, a Petrobras anunciou uma redução média de 8,1% nos preços do metro cúbico (m3) de gás natural para as distribuidoras, válidos a partir de 1 de maio, como parte das atualizações trimestrais dos contratos firmados entre a companhia e as empresas de gás canalizado.
O presidente da companhia, Jean Paul Prates, também afirmou que a venda do controle da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), que opera o Gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), será revista junto ao Conselho Administração da empresa a ser eleito na nova gestão. A declaração foi feita ontem, durante o Seminário Gás Brasileiro para a Reindustrialização do Brasil, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A Ativa Investimentos avalia que, segundo as principais consultorias de petróleo do país, havia espaço suficiente para o movimento anunciado de redução de preços no gás. “Ainda assim, acreditamos que a revisão da venda da TBG, apesar de esperada, constitui um ponto negativo para a estratégia da companhia. Tal como diante da manutenção de uma série de ativos no refino e demais mercados (como no próprio mercado de gás) onde havia a expectativa de alienação, acreditamos que a companhia geraria mais valor focando nas suas operações de E&P.”
Em relação à eleição do conselho, a Genial também vê como negativo que, dos onze nomes indicados para o órgão, quatro foram rejeitados, e que o governo federal vai seguir insistindo nos nomes previamente propostos. A Genial tem recomendação de venda da ação preferencial da Petrobras (PETR4).
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação