O índice de confiança dos analistas financeiros e investidores na economia da Alemanha caiu 8,9 pontos em abril ante o mês anterior, marcando 4,1 pontos, segundo dados do instituto de pesquisas Zentrum für Europaische Wirtschaftsforschung (Zew). A previsão dos analistas era de 15,1 pontos.
Apesar da queda em abril, o indicador permanece em território positivo. A avaliação da situação econômica alemã subiu acentuadamente e atualmente está em -32,5 pontos, 14 pontos acima do mês anterior.
“Os especialistas do mercado financeiro ainda estão incertos. O Indicador ZEW de Sentimento Econômico caiu visivelmente e atualmente aponta para uma situação econômica inalterada nos próximos seis meses. As expectativas econômicas são afetadas negativamente por diversos fatores. Especialistas esperam que os bancos sejam mais cautelosos na concessão de empréstimos. As taxas de inflação ainda elevadas e a política monetária internacionalmente restritiva também pesam sobre a economia”, comenta o presidente do ZEW, professor Achim Wambach.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels