O Bank of America (BofA) divulgou relatório em que mostra expectativas mistas para os resultados das companhias de Mineração, Siderurgia e Papel e Celulose no primeiro trimestre de 2023 (1T23). Entre as empresas que estão no Ibovespa, a siderúrgica Gerdau deve ser um dos destaques da temporada, enquanto Vale e Suzano devem enfrentar um trimestre mais difícil por volumes mais fracos e queda de preços.
Para as siderúrgicas brasileiras, o BofA estima que embarques mais fortes e custos mais baixos devem compensar a estabilidade ou queda dos preços de aço e comenta que, enquanto as discussões sobre o aumento de preços continuam acaloradas, a efetividade de aumentos será importantes no futuro, já que o custo mais elevado das matérias-primas deve pressionar as margens.
“Acreditamos que os fortes resultados que ambas devem apresentar podem levar a revisões de ganhos para cima, pois vemos as estimativas de consenso parecendo baixas – um dos principais gatilhos que sustentam nossa classificação de compra em Gerdau entre ações de mineração e siderurgia”, escrevem os analistas, no relatório.
Enquanto isso, os resultados da mineração devem se separar das commodities neste trimestre, com o saltos trimestrais de 26% e 11% nos preços médios do minério de ferro e cobre compensados por volumes menores e custos mais altos.
Apesar da elevação nos preços de commodities, as mineradoras de minério de ferro devem lutar para capturar todo o lado positivo devido aos volumes sazonalmente mais fracos, principalmente para a Vale, afetada por problemas climáticos mais pesados do que o normal em seu sistema Norte, bem como o deslizamento de terra que interrompeu os embarques da MRS (principalmente de terceiros volumes das partes no caso da Vale). Isso também deve elevar os custos devido à menor diluição dos custos fixos, avalia o BofA.
Por outro lado, resultados mais fracos de papel e celulose podem desencadear revisões de lucros para baixo, na opinião do BofA, principalmente para a Suzano prejudicada pela forte queda nos preços de celulose recentemente.
“No entanto, vemos os níveis de avaliação atuais já precificados em um cenário de piora caso para nomes de papel e celulose, o que oferece uma assimetria interessante, portanto, mantemos nosso rating de compra em Suzano.”
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
imagem: Divulgação