O número de novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos aumentou em 11 mil solicitações na semana encerrada em 8 de abril, totalizando 239 mil, após ter alcançado 228 mil na semana anterior, segundo estatísticas revisadas do Departamento do Trabalho ajustadas por fatores sazonais.
Os analistas previam 235 mil pedidos para este mês. Uma queda nos pedidos sugere que menos pessoas estão sem trabalho, enquanto uma alta indica o contrário. A média móvel dos pedidos de seguro-desemprego feitos nas últimas quatro semanas, um indicador menos volátil, subiu em 2.250, para 240 mil pedidos.
O número total de pessoas que estavam recebendo seguro-desemprego do governo norte-americano na semana encerrada em 1 de abril caiu em 13 mil, para 1,810 milhão. A média móvel de quatro semanas do número de pessoas que seguem recebendo seguro-desemprego avançou em 9.500 para 1.813.500.
O número registrado na semana passada não foi alterado após a revisão. Desde então, houve uma mudança no método de estimativa do Departamento que, durante a pandemia, utilizou modelos aditivos para ajustar sazonalmente os números.
O órgão passou a utilizar um modelo híbrido de aditivo e multiplicativo, mantendo o primeiro para os dados do período entre março de 2020 e junho de 2021. Antes e depois disso, será aplicado o segundo modelo para as estimativas.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels