O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou na sexta-feira (7) os dados do Payroll, que apontaram a criação de 236 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em março, um número ligeiramente abaixo do esperado. A taxa de desemprego no mês foi de 3,5%. A projeção era que os empregadores criariam 239 mil vagas, com uma taxa de desemprego de 3,6%.
No entanto, os dados de fevereiro foram revisados para cima, mostrando 326 mil empregos criados, em vez dos 311 mil anunciados anteriormente. Em março, a taxa de participação da força de trabalho ficou em 62,6%, enquanto a relação população-emprego subiu para 60,4%.
Segundo o relatório divulgado pelo Departamento do Trabalho, o emprego continuou a crescer em setores como lazer e hotelaria, governo, serviços empresariais e cuidados de saúde.
Lazer e hotelaria criaram 72 mil empregos em março, mas ainda estão cerca de 368 mil vagas abaixo do nível pré-pandemia. O setor de serviço de alimentos e locais para beber criou 50 mil vagas, enquanto o setor público gerou 47 mil novos empregos. Outros destaques ficaram para os serviços profissionais empresariais, com mais 39 mil vagas, e a indústria, com mais 34 mil.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels