A Eletrobras (ELET3) anunciou a emissão de bonds (títulos de dívida em dólar) para captação de recursos no mercado internacional, totalizando US$ 750 milhões.
Esses bonds terão taxa de remuneração (“yield”), além de um cupom anual de 6,5% e vencimento previsto para janeiro de 2035. Segundo a empresa, o recurso obtido com a operação será destinado para o refinanciamento de dívidas.
Detalhes da oferta da Eletrobras
Essa operação de emissão de bonds da Eletrobras pode ter pago o menor prêmio considerando todo o histórico de captações da empresa. A taxa também ficou abaixo do intervalo previsto, de 7% a 7,25%.
Atuaram na oferta da Eletrobras os bancos Citi, Bradesco BBI, Itaú BBA, Santander, UBS BB, BBVA, BNP Paribas, BTG e Scotiabank. Na Petrobras, a coordenação foi feita por BofA, Bradesco BBI, HSBC, J.P. Morgan, Mizuho e Morgan Stanley.
Os títulos da Eletrobras foram emitidos a 98,173% do valor nominal e devem proporcionar um retorno de 6,75% ao ano para o investidor.
Liquidação e destinação dos recursos
Por meio de comunicado à CVM, a Eletrobras informou com a liquidação financeira dos títulos está prevista para 11 de setembro de 2024. O pagamento dos juros será nos dias 11 de janeiro e 11 de julho, com início previsto para 11 de janeiro de 2025.
A agência de risco Moody’s atribuiu nota “Ba2” à emissão — ou seja, uma classificação dois níveis abaixo do patamar mínimo de grau de investimento.
Com essa atribuição, a Eletrobras pretende usar os recursos para o refinanciamento de dívidas, além do pagamento de R$ 2 bilhões em notas comerciais, que ajudaram a financiar custos relacionados ao processo de privatização.
*Com informações da agência de notícias CMA
Imagem: Divulgação