A confiança do consumidor dos Estados Unidos subiu 70,1 pontos em setembro, após ficar em 67,9 em agosto, conforme dados revisados da Universidade de Michigan e Thomson Reuters, divulgados nesta sexta-feira(27).
O resultado da pesquisa veio acima das previsões de alguns analistas, que apontavam para uma alta de 69,3 pontos e também superou a leitura preliminar do mês, que foi de 69 pontos.
Otimismo dos consumidores em relação à economia
O aumento no índice de confiança, reflete uma percepção mais positiva dos consumidores em relação à economia e tende a impulsionar o consumo, responsável por cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, além de gerar impacto positivo nas ações de setores ligados ao consumo e varejo.
Expectativas de inflação para os Estados Unidos
A pesquisa revelou que os consumidores dos EUA esperam uma inflação de 3,2% para o próximo ano, enquanto, para os próximos cinco anos, a expectativa é de uma inflação de 2,8%, podendo influenciar as decisões sobre as taxas de juros no país.
Cenário atual
Outro dado relevante foi o indicador de condições econômicas atuais, que registrou 63,3 pontos, representando um avanço em relação ao mês anterior, que registrou 61,3 pontos, ante os 62,9 pontos da leitura preliminar.
Já o índice de expectativas mostrou um avanço de 72,1 pontos em agosto para 74,4 no mês atual, com 73 pontos na leitura anterior.
*Com informações da agência de notícias CMA
Imagem: Piqsels