O setor privado dos Estados Unidos (EUA) criou, em média, 4.750 vagas semanais nas quatro semanas encerradas em 22 de novembro, após as contratações do setor privado registrarem no mês a maior queda em mais de dois anos e meio, segundo números preliminares do Relatório Nacional de Emprego da ADP divulgados nesta terça-feira (9).
A instituição informou que os dados ainda podem ser revisados à medida que novas informações forem adicionadas.
O resultado marca uma recuperação parcial após quatro semanas consecutivas de estimativas negativas. Apesar disso, o balanço de novembro registrou corte de 32 mil empregos no setor privado.
- 🚀 Pare de depender só do seu salário! Baixe o guia gratuito e aprenda a viver de renda com FIIs.
ADP revela perda significativa em pequenas empresas
A ADP destacou a importância histórica das pequenas empresas na economia americana, afirmando que, ao longo do tempo, elas foram responsáveis por quase 2/3 dos novos empregos criados no país.
No entanto, em novembro, o grupo liderou as perdas: pequenos estabelecimentos eliminaram 120 mil vagas, enquanto empresas de médio e grande porte criaram 90 mil.
Entre agosto e outubro, as pequenas empresas já haviam reduzido, em média, 34 mil postos de trabalho por mês.
A instituição destaca que as perdas de novembro foram amplas, atingindo todos os grandes setores, com exceção de educação e saúde e de recursos naturais. Os cortes foram mais intensos na manufatura e nos serviços profissionais e empresariais.
O relatório também revela que as pequenas companhias reduziram empregos tanto no setor de bens quanto no de serviços, assim como em negócios B2B e em empresas voltadas ao consumidor final.
Payroll é adiado e desemprego segue sem divulgação
O Departamento de Estatísticas Trabalhistas (BLS) deve publicar seu relatório de folha de pagamento não agrícola (payroll) de novembro em 16 de dezembro, após o adiamento causado pela paralisação do governo dos EUA.
De acordo com o documento, “a taxa de desemprego de outubro nunca será conhecida”, depois de ter registrado 4,4% em setembro, o maior nível em quatro anos.
A expectativa é de que o mercado de trabalho tenha perdido vagas em outubro, em razão de milhares de funcionários federais que aceitaram pacotes de demissão voluntária, deixando a folha de pagamento do governo.
- 🔥 Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
ADP soma expectativas sobre juros dos EUA
Nesta terça-feira, o Federal Reserve (Fed) inicia sua reunião de política monetária, que ocorre até o período da tarde desta quarta-feira (10).
Os mercados apostam que, diante do arrefecimento do mercado de trabalho, dos gastos ainda firmes do consumidor e da inflação persistente, o Banco Central reduza a taxa básica de juros em 25 pontos-base ao final do encontro.



