Com uma produção anual estimada em mais de 200 mil toneladas de tomate e 768 milhões de unidades de produtos por ano, a Fugini, uma empresa familiar e líder no segmento de molhos de tomate, investe em um rigoroso processo que garante a qualidade do início e até a chegada à mesa dos consumidores, contando com um grande processo de automação. Tudo começa na seleção das sementes para o plantio e na escolha dos melhores parceiros agricultores, garantindo, desde cedo, o padrão de excelência Fugini.
Quando o caminhão chega na entrada da fábrica, carregado de tomates e vindo direto do campo, a Fugini faz a classificação dos frutos, vendo quais tomates estão bons. Caso não estejam num nível satisfatório, o caminhão volta ao campo. Caso sim, ele entra na fábrica.
Lá, inicia-se a linha de processamento, pela qual há a seleção dos melhores frutos para a produção da polpa. Depois, o fruto é direcionado para as peneiras, onde será feita a extração do suco, que seguirá por uma extração de filtro para a etapa de concentração. Esse processo torna impossível que qualquer detrito ou corpo estranho chegue à embalagem. A empresa possui um rigor alto em todas as etapas de sua produção, utilizando filtros que impedem a passagem de qualquer outra coisa que não seja o produto em si.
Para realizar a concentração da polpa, são utilizados equipamentos a vácuo que permitem a sua concentração em altas temperaturas. Isso é feito para tirar toda a água do tomate e deixá-lo mais consistente. Desta maneira, permite-se armazenar a polpa que será usada na entressafra. Assim, após o tomate virar polpa, tem início a produção do molho de tomate.
Vale dizer que, após cada etapa destes processos, uma amostra é retirada e levada para análise em laboratório. Após essa fase, inicia-se a retirada do bag, pela qual se faz a retirada da polpa através da sucção. Esse conteúdo é transferido automaticamente por tubulações para o tanque de preparação. Aqui, a polpa passa por mais uma etapa de filtragem e apenas o produto puro vai para a embalagem.
Na etapa seguinte, a de pasteurização, faz-se com que o produto não precise de conservantes: eleva-se a temperatura do produto e ele é fechado, sem o contato com o ar. Durante esse processo, as embalagens chegam à fábrica e são recebidas em áreas específicas, sendo submetidas a testes físicos para que não haja rompimento das mesmas.
Quando o produto é liberado para o envase, ele segue por tubulações e passa por estações de filtragem, chegando ao local em que as máquinas fabricam o sachê. Faz-se a selagem lateral, a de fundo, o enchimento dentro do molho de sachê e este vai para a estação de selagem superior.
Com o sachê finalizado, ele vai para esterilização da embalagem, resfriamento, encaixotamento, codificação, paletização e armazenamento. Após isso, ele vai para mais uma análise de qualidade. Aprovado, ele é liberado para a venda.
“Estamos abertos à visitação nas nossas fábricas. Temos confiança em nossos processos e somos muito transparentes com os nossos clientes, para que estes vejam todo o rigoroso movimento que é seguido para que os nossos produtos cheguem a eles com toda a qualidade e padrão da marca Fugini”, diz Giulia Ninelli, Diretora Comercial, Trade e Marketing da Fugini.
Portal da Transparência
Outra ação feita com intuito de reforçar essa transparência é o lançamento do seu Portal Por Dentro da Fugini: www.pordentrodafugini.com.br. Uma iniciativa que visa mostrar como se dão os processos dentro da empresa e deixa as portas abertas para quem deseja saber mais sobre as suas etapas produtivas. No Portal, os visitantes vão encontrar detalhes de como a Fugini preza pelo bom andamento em sua produção, desde o primeiro contato com o produtor, até a mesa dos consumidores. Esta é uma ação que pretende complementar a proximidade com o público que a Fugini tem: além dessa ação, a empresa oferece também uma plataforma nova de SAC (Serviço de Atendimento do Consumidor) e conta com uma equipe dedicada para o atendimento ao consumidor em todos os canais de comunicação.
“Nosso DNA é desde sempre o de manter um diálogo aberto com clientes e consumidores. Justamente por isso criamos o Portal Por Dentro da Fugini: vamos aproximar quem tem curiosidade de conhecer mais sobre os nossos processos e fornecer total transparência sobre tudo o que é produzido nas nossas fábricas”, comenta Giulia. “Esta é uma forma de deixar todos bem-informados sobre a qualidade dos produtos que alcançam a mesa e os estabelecimentos parceiros”, ressalta.
O site traz uma variedade de informações sobre as instalações da empresa, detalhando a alta tecnologia envolvida em todo o processo da Fugini, que garante há décadas a qualidade da marca. Também convida a todos os visitantes a conhecerem cada canto da empresa. São apresentadas todas as principais operações da empresa, desde as instalações, a tecnologia aplicada, inovação nos processos, segurança e qualidade dos produtos, a sintonia entre os mais variados departamentos e a integração geral entre cada etapa.
Saiba mais sobre o Portal Por Dentro Da Fugini clicando aqui.
Sobre a Fugini
A Fugini é uma empresa 100% brasileira e está há 27 anos no mercado. Líder de mercado em molhos de tomate, a Fugini possui duas unidades fabris. Em Cristalina – GO conta com uma capacidade produtiva de 21,6 milhões de caixas no ano em Monte Alto chega a 13,6 milhões de caixas no ano. Sempre pioneira, popularizou o uso de embalagens sachê no segmento de atomatados. A Fugini preza pela saudabilidade e, entre 2016 e 2019, reduziu drasticamente o uso de açúcar, sal, conservantes e gorduras. A consolidação da Fugini no mercado é consequência de sua capacidade única de enxergar oportunidades, ter ousadia e mostrar como é possível fazer inovar.