A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revisou suas projeções para o ano.
A estimativa de licenciamento total para o ano passou para alta de 1,0%, para 2,140 milhões de unidades, de crescimento de 8,5% prevista anteriormente (2,3 milhões de unidades).O licenciamento de veículos leves deve encerrar o ano em alta de 0,9% no ano, a 1,994 milhões de unidades. Em janeiro, a entidade previa um crescimento de 8,4% em 2022.
A exportação total de veículos foi revisada para cima, com expectativa de avanço de 22,2% em 2022, para 460 mil unidades, de estimativa de alta de 3,6% anunciada em janeiro.
No ano, a projeção para a produção é de alta 4,1% nesse ano, totalizando 2,340 milhões de veículos, de crescimento de 9,4% previsto anteriormente.
Em comunicado publicado na manhã de hoje, a entidade destacou que, apesar das restrições de produção, da elevação da inflação e dos juros em alta, todos os indicadores de projeções subiram para o fechamento de 2022, mas com menos otimismo que as estimativas apresentadas no início do ano.
“Mesmo com a recuperação no segundo trimestre, os fracos resultados do início do ano impactaram os números do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2021. Por outro lado, as exportações cresceram no período”, detalhou a nota.
Emerson Lopes / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA