O “Novo” Palio, lançado em 2011, foi a maior revolução na história de um dos carros mais amados do Brasil. Com plataforma e design inteiramente novos, sua missão era encarar de frente a nova safra de compactos modernos, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Em pleno 2025, ele se tornou uma opção de peso no mercado de seminovos, disputando compradores que buscam um carro prático e acessível. Esta análise vai direto ao ponto para dizer se o popular da Fiat ainda é uma escolha acertada para sua garagem.
Quanto custa para ter esse campeão de vendas na garagem?
Em 2016, o Palio tinha um leque de versões bem definido para todos os bolsos. As principais eram a Attractive 1.0, a Attractive 1.4 (com um pouco mais de fôlego), a Essence 1.6 (com bom desempenho) e a Sporting 1.6, com visual e suspensão mais firmes.
Com base na Tabela FIPE de agosto de 2025, a versão Attractive 1.0 custa em torno de R$ 40.000. A Attractive 1.4 sobe para a faixa de R$ 41.500, enquanto a Essence 1.6, mais potente, fica na casa dos R$ 40.300 (preços podem variar, com a versão Essence sendo por vezes mais barata que a 1.4 dependendo da oferta e procura).

O coração da Fiat: qual motor Fire ou E.torQ combina com você?
A diversidade de motores era um trunfo do Palio. O valente 1.0 Fire Evo de 75 cv é ideal para o uso urbano, privilegiando a economia. O 1.4 Fire Evo de 88 cv oferece um meio-termo racional, com mais agilidade sem sacrificar tanto o consumo. Já o 1.6 E.torQ de 117 cv transforma o Palio em um carro ágil na cidade e competente na estrada.
Na prática, os motores Fire são conhecidos pela manutenção simples e barata. O E.torQ oferece um desempenho muito superior, mas é preciso ter atenção com o câmbio automatizado Dualogic, opcional na época, que ficou famoso por seus trancos e funcionamento hesitante, não sendo recomendado para quem busca suavidade.
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Bebendo pouco ou muito? O veredito do INMETRO
Em termos de consumo, o Palio apresenta números coerentes com sua proposta. A versão Attractive 1.0, segundo o INMETRO, registra com gasolina cerca de 12,3 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, sendo uma escolha muito econômica.
A versão Essence 1.6, por sua vez, tem um consumo maior, mas ainda justo pelo desempenho que oferece. As médias com gasolina ficam em torno de 11,5 km/l no ciclo urbano e 13,5 km/l no rodoviário, mostrando que é possível ter agilidade sem visitar o posto de combustível toda hora.
Design simpático e cabine espaçosa: os trunfos do Palio
O design do “Novo Palio” foi um grande salto, abandonando as linhas retas por um formato mais arredondado e simpático, inspirado nos Fiat europeus. É um visual que, apesar de simples, envelheceu bem e ainda hoje é agradável.
Seu maior trunfo, no entanto, está no interior. Para um hatch compacto, o espaço interno é surpreendentemente bom, superando vários de seus rivais diretos em espaço para a cabeça e para os joelhos no banco de trás. O porta-malas de 280 litros está na média da categoria e atende bem às necessidades diárias.
O básico para viver: o que ele oferece em equipamentos?
A lista de equipamentos do Palio 2016 é focada no essencial. Freios ABS e airbags frontais duplos eram itens de série, como mandava a legislação. A maioria das unidades contava com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricos.
Em termos de conectividade, a maioria vinha com um rádio simples com entrada USB e Bluetooth. Não espere telas multimídia avançadas ou espelhamento de celular, recursos que só se popularizaram nos anos seguintes em seus concorrentes.
Na ponta do lápis: os pontos fortes e fracos do popular da Fiat
Para ajudar na decisão, aqui está um resumo claro dos prós e contras deste popular hatch no mercado de usados.
- Pontos Positivos:
- Excelente espaço interno para a categoria.
- Mecânica robusta e de manutenção muito barata.
- Suspensão confortável e bem acertada para as ruas brasileiras.
- Pontos Negativos:
- Acabamento interno simples, com uso de plástico rígido.
- O câmbio automatizado Dualogic é problemático e deve ser evitado.
- Versões de entrada são muito básicas em equipamentos.
Para quem o Palio ainda é a compra certa em 2025?
O Fiat Palio desta geração é a escolha perfeita para o comprador racional. É ideal para quem busca o primeiro carro, um veículo para o trabalho diário ou para uma pequena família que precisa de espaço interno e não quer ter dor de cabeça ou gastos altos com manutenção.
Ele não é indicado para quem faz questão de tecnologia embarcada, de um acabamento mais refinado ou de um alto nível de segurança estrutural. Nesses casos, rivais como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix da mesma época podem oferecer pacotes mais recheados, ainda que com um custo de manutenção potencialmente maior.