O Banco da Inglaterra (BoE) cortou hoje, em 0,25 ponto percentual (pp), a taxa básica de juros, levando a taxa para 5%. Este é o primeiro corte nos juros desde que o BoE começou a aumentá-los em resposta ao crescimento da inflação e às pressões econômicas.
A medida foi aprovada por uma margem estreita de 5 votos a 4 no Comitê de Política Monetária (CPM), com cinco membros votaram pela redução e quatro preferiram manter a taxa em 5,25%, sem votos para um aumento.
Inflação e perspectivas econômicas na Inglaterra
Segundo o BoE, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI) atingiu a meta de 2% em maio e junho, mas é esperado um aumento para cerca de 2,75% na segunda metade do ano. Essa previsão considera a saída do impacto dos altos preços de energia do ano passado, que já não afetam as comparações anuais.
Embora o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido tenha apresentado um crescimento mais forte do que o esperado até agora, o BoE alertou que o impulso econômico subjacente aparenta ser mais fraco. Há preocupações sobre a persistência das pressões inflacionárias, que podem ser prolongadas por fatores estruturais e uma demanda mais robusta do que o previsto.