Fortaleza e Sobral destacam-se como os municípios cearenses com melhores resultados na adoção de práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), de acordo com pesquisa do Centro de Liderança Pública (CLP) em 2024. No outro extremo, Aquiraz aparece com o pior desempenho em todos os critérios analisados.
O estudo considerou cidades com população superior a 80 mil habitantes, chegando a 14 cidades no Ceará e 404 no Brasil. As notas variam de zero a 100, baseadas no desempenho frente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Fortaleza e Sobral nos Indicadores ESG
Fortaleza está no topo na dimensão de governança, marcando 73,51 pontos. Já Sobral se destaca na dimensão social com 62,56 pontos. No contexto nacional, elas estão na 179ª e 201ª posições, respectivamente. Porém, ambos os municípios têm desafios a superar, especialmente na área ambiental.
O que levou Fortaleza e Sobral ao topo do ranking e o que é preciso avançar?
Fortaleza chamou a atenção pela transparência e gestão das finanças públicas. No entanto, o coordenador técnico do CLP, Pedro Trippi, apontou que o principal desafio de Fortaleza ainda é a pauta ambiental. Segundo ele, indicadores como saneamento básico, desmatamento, e recuperação de áreas verdes são cruciais.
Sobre Sobral, embora tenha mostrado avanços em ações ambientais, seu desempenho caiu de 70ª posição em 2021 para 154ª em 2024. A governança também é um ponto fraco que precisa ser fortalecido.
Por que Aquiraz é o pior município em práticas ESG?
Aquiraz, conhecida por seus condomínios de luxo e resorts de alto padrão, teve o pior desempenho em todos os aspectos, especialmente no ambiental, com apenas 21,14 pontos. O município também apresentou baixos índices sociais e de governança.
Analistas destacaram problemas como a baixa cobertura de saneamento básico, má administração de resíduos sólidos, alto nível de desmatamento e poucas iniciativas de recuperação de áreas verdes. Aquiraz ficou na 388ª posição entre as 404 cidades brasileiras analisadas nos indicadores ambientais.
O que dizem Aquiraz, Fortaleza e Sobral?
A prefeitura de Fortaleza destacou bons indicadores de competitividade e prêmios internacionais em sustentabilidade. A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) reconheceu os desafios ambientais e afirmou que uma análise detalhada será feita sobre a pesquisa mencionada.
A prefeitura de Aquiraz e Sobral não retornaram até a publicação desta notícia. No entanto, Fortaleza ressaltou conquistas como o 2º lugar no índice de melhores cidades da Oxford Economics, além do reconhecimento da Tree Cities of the World 2023 e da qualidade do ar pela OMS.
Entenda melhor a temática
- O que é ESG? ESG é a sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance). Esse conjunto de práticas visa reduzir impactos ambientais, promover um sistema econômico justo e transparente, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
- Importância do ESG: ESG é crucial para promover equidade no mercado de trabalho e reduzir impactos ambientais, especialmente em um contexto de crise climática. Entender essa agenda ajuda a tomar decisões de consumo mais conscientes.
- Agenda 2030: Um compromisso global dos 193 Estados-membros da ONU para promover o desenvolvimento sustentável, com pilares econômicos, sociais e ambientais. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte dessa agenda.
- Acordo de Paris: Um tratado internacional para conter o aquecimento global, com metas para manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC. Foi aprovado por 194 países e pela União Europeia em 2015.
Em suma, enquanto Fortaleza e Sobral mostram avanços significativos nas práticas ESG, Aquiraz necessita de um foco maior em suas políticas ambientais, sociais e de governança para melhorar seu desempenho a longo prazo.