O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, atualizou nesta segunda-feira (1) sua Carteira Recomendada 10SIM (melhores 10 ações do mês), fazendo três alterações para outubro.
As ações incluídas foram: Vale, Ambev e Porto Seguro, substituindo Banco do Brasil, Rumo e Prio. Dessa forma, a seleção deste mês tem as seguintes empresas:
- Vale (VALE3);
- Itaú Unibanco (ITUB4);
- Marcopolo (POMO4) — a única com 5% de peso;
- Ambev (ABEV3);
- Eletrobras (ELET3);
- Porto Seguro (PSSA3);
- Equatorial (EQTL3);
- Vivara (VIVA3);
- Rede D’Or (RDOR3);
- Cyrela (CYRE3).
Vale se destaca com recuperação chinesa
A recuperação da economia chinesa, impulsionada pelo pacote de estímulos divulgado na semana passada, e as perspectivas de corte de juros nos Estados Unidos estão criando um cenário positivo para as ações brasileiras, principalmente se a situação fiscal do Brasil permanecer estável.
O aumento da demanda pela construção civil na China, que fez o minério de ferro disparar, levou o BTG a apostar no aumento da alocação em materiais básicos, incluindo a Vale (VALE3) e removendo a Prio (PRIO3).
Além do cenário externo, o banco de investimentos destacou os avanços nas negociações da Samarco, a nomeação de um novo CEO e o valuation atrativo (projeção de 4 vezes o EV/EBITDA para 2025 e um dividend yield — que é o rendimento de dividendos — entre 7% e 9%).
BTG aposta em Ambev e Porto Seguro
A Ambev (ABEV3) chamou a atenção por estar sendo negociada perto de seu valuation mais baixo histórico, com um preço/lucro (P/L) projetado de 13 vezes para 2025 e um dividend yield de 8%.
Outro ponto observado pelo BTG foi o aumento no volume de vendas de cerveja no Brasil, que também é um indicativo positivo para seus próximos resultados. A ação substituiu a Rumo (RAIL3), empresa de transporte e logística.
No setor financeiro, a Porto Seguro (PSSA3) entrou no lugar do Banco do Brasil (BBDC4). A seguradora está em um novo ciclo de crescimento de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e maior lucratividade nas suas operações bancárias e de serviços.
A ação está sendo negociada a um P/L de 7,9 vezes para 2025 e 1,8 vezes o preço sobre valor patrimonial (P/VP), o que torna a companhia uma escolha atraente para investidores.
Desempenho da carteira do BTG
Em setembro, a Carteira 10SIM teve queda de 3,6%, caindo mais que o abaixo do Ibovespa (-3,1%) e do IBrX-50 (-3,3%). Desde o início do ano, a queda é de 1,1%, em comparação com 1,8% para o Ibovespa e 0,2% para o IBrX-50. A taxa CDI subiu 7,9% no período.