O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, sofreu uma forte correção na última semana, caindo 1,37%, aos 129.992 pontos. A característica mais notável deste movimento foi a queda simultânea de diversos setores, indicando uma venda generalizada das ações.
Enquanto o mercado brasileiro sofre com a volatilidade, a BlackRock, uma das maiores gestoras do mundo, destacou, em apresentação aos seus investidores, que a Bolsa brasileira, em dólares, está barata.
Com o dólar subindo 2,79% na semana, impulsionado pelo risco fiscal e a valorização no exterior, o mercado brasileiro se torna atraente para investidores internacionais que buscam diversificação.
O assunto, inclusive, foi tema de um dos episódios do Ligando os Pontos, podcast do Monitor do Mercado apresentado por Marcos de Vasconcellos, no fim do primeiro semestre. Clique aqui para assistir.
Resultados positivos nos EUA
Nos Estados Unidos, as bolsas foram na contramão. O S&P 500, principal índice americano, subiu 1,11%, impulsionado por resultados positivos de grandes bancos como JPMorgan e Wells Fargo.
Os resultados atuaram como uma “prévia” da temporada de balanços, fazendo o mercado elevar a expectativa para os próximos resultados, especialmente de bancos como Bank of America e Goldman Sachs.
Apesar disso, as taxas de juros do tesouro americano (Treasuries) seguem em alta, com uma elevação de 3,4% na última semana. Dessa forma, a expectativa do mercado em relação à decisão do Federal Reserve (Fed) para novembro é de um possível corte de 25 pontos-base, embora o cenário ainda seja incerto.
Expectativas da semana
Além das diversas entrevistas de membros do Federal Reserve (Fed) e da divulgação dos balanços, a semana será marcada pela divulgação dos seguintes dados econômicos:
- Terça-feira (15/10): produção industrial da zona do euro;
- Quinta-feira (17/10): CPI (índice de preços ao consumidor) da zona do euro; decisão de política monetária do Banco Central Europeu, com expectativa de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros; PIB da China; e IGP-10 no Brasil.
 
			









