O programa Pé-de-Meia, instituído pelo governo federal, visa principal oferecer suporte financeiro para jovens de baixa renda, incentivando-os a manter uma frequência regular nas escolas. Gerenciado pela Caixa Econômica Federal, o programa busca promover a inclusão social e reduzir a desigualdade entre estudantes do ensino médio pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como funciona o programa Pé de Meia e como acesso aos benefícios?
O benefício é depositado em contas abertas automaticamente pela Caixa em nome dos estudantes beneficiários. Para aqueles com dificuldade de acesso à internet, há a opção de solicitar um cartão físico de débito em uma agência da Caixa ou via aplicativo Caixa Tem. O cartão é enviado para o endereço registrado do estudante, permitindo movimentações financeiras mais acessíveis.
Quais as regras e cronogramas de pagamento?
Os depósitos, atualmente fixados em R$ 200 mensais, seguem um calendário que se refere à data de nascimento dos alunos. Em 2024, as doações seguirão o mesmo valor, divididas em oito parcelas, somando R$ 1.600 anuais. O incentivo de frequência escolar tem como meta principal garantir que o estudante mantenha uma presença mínima de 80% no ano letivo.
- Incentivo de matrícula: disponibilizado no início do ano, começa a partir de março.
- Incentivo à conclusão: os alunos que conseguem concluir o ano letivo com aprovação têm direito a um bônus de R$ 1 mil.
- Bônus para participantes do Enem: Estudantes do último ano do ensino médio que realizarem o Enem podem receber um adicional de R$ 200.

Critérios para participação no programa Pé de Meia
Para usufruir integralmente dos benefícios do Pé-de-Meia, os alunos devem cumprir certas exigências, como manter a frequência escolar mínima e a aprovação no final do ano. Além disso, a participação em exames como o Saeb e o Enem é imprescindível para receber as parcelas extras oferecidas pelo programa.
Nunca foi tão fácil ficar atualizado sobre finanças, economia e investimentos. Assine gratuitamente
Impacto e expansão do programa Pé de Meia
A expansão do programa está prevista para o segundo semestre do ano, conforme informações divulgadas pelo Ministério da Educação. A iniciativa busca não só assegurar a permanência dos estudantes nas escolas, mas também incentivar ainda mais a mobilidade social e a democratização do acesso à educação. As autoridades educacionais acreditam que essas medidas contribuirão significativamente para a redução das disparidades sociais, proporcionando mais oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade econômica.











