O Itaú Unibanco (ITUB4) registrou um lucro líquido gerencial de R$ 10,675 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 18,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado divulgado pelo banco nesta segunda-feira (4) veio levemente acima das expectativas do mercado.
Na comparação com o segundo trimestre, o lucro cresceu 6%. O banco apontou o crescimento das receitas e a redução no custo de crédito como fatores que impulsionaram o resultado. A alta nas receitas foi favorecida pelo maior volume de crédito e pelo desempenho positivo nas operações de atacado.
A queda nos custos de crédito reflete, em parte, uma melhoria nas carteiras de empréstimos e um impacto positivo de R$ 500 milhões. Um dos fatores que colaboraram para o resultado foi a recuperação de crédito envolvendo a Americanas. Na ocasião, o Itaú converteu parte da dívida da varejista em ações, vendendo outra parte à empresa.
Principais linhas do balanço do Itaú
A carteira de crédito do Itaú somou R$ 1,278 trilhão no trimestre, uma alta de 9,9% em um ano, impulsionada principalmente pelas operações com grandes empresas, que subiram 14,4% no período. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) alcançou 22,7%, um aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao ano anterior.
Crescimento em receitas e controle de riscos
O produto bancário do Itaú — que inclui a margem com juros e receitas de serviços — totalizou R$ 42,694 bilhões, registrando um aumento de 8% em relação ao mesmo trimestre de 2023. A margem financeira também cresceu 8,5%, chegando a R$ 28,512 bilhões, enquanto a margem com clientes, que inclui as receitas de crédito, subiu 7,4%, totalizando R$ 27,455 bilhões.
Na tesouraria, o banco registrou um lucro de R$ 1,056 bilhão, uma alta de 47,7%, resultado que considera exposições ao mercado brasileiro e proteção cambial das operações na América Latina. Já a receita com serviços subiu 5%, atingindo R$ 11,228 bilhões.
Foco na experiência do cliente com superapp
Milton Maluhy, presidente do Itaú, ressaltou os investimentos em tecnologia como parte do foco do banco na “Era da Experiência”, visando oferecer atendimento personalizado e humanizado por meio de um “superapp” para os clientes.
O diretor financeiro, Gabriel Amado, ressaltou que a dinâmica de crédito permitiu ao Itaú entregar resultados consistentes no terceiro trimestre. “Conseguimos, em mais um trimestre, expandir nossa carteira de crédito e controlar nossos riscos”, disse ele.