O último mês do ano de 2024 reserva ao menos um feriado nacional amplamente celebrado: o Natal, no dia 25 de dezembro. Essa data, uma das mais tradicionais em diversos países, é marcada por celebrações familiares e espirituais, além de costumeiramente ser um período de recesso em muitas empresas. Neste ano, o Natal cairá em uma quarta-feira.
Ainda em dezembro, há uma tradição de redução de expediente ou folgas nas empresas no dia 31, embora essa data não seja considerada um feriado oficial no Brasil. O Ano-Novo, celebrado em 1º de janeiro, sim, é feriado nacional e terá início em uma quarta-feira de 2025.
É o Natal um Feriado Nacional?
Sim, o Natal é um feriado nacional no Brasil e em muitos outros países. Comemorado no dia 25 de dezembro, este feriado é um dia de repouso oficial em todo o território nacional, sendo tradicionalmente marcado por celebrações religiosas, troca de presentes e reuniões familiares. Por ser um feriado estabelecido, muitos estabelecimentos comerciais fecham suas portas, e os serviços essenciais operam em escala reduzida.
Por Que o Dia 31 de Dezembro Não é Considerado Feriado?
O dia 31 de dezembro, apesar de ser um dia de preparação para as celebrações de Ano-Novo, não é um feriado nacional. No entanto, muitas empresas decidem conceder meio expediente ou folga completa para seus funcionários, ainda que não haja obrigatoriedade legal para tal. Isso se deve principalmente à tradição cultural e à preparação para a virada do ano.

Próximos Feriados em 2024
Além do Natal, o calendário de 2024 ainda inclui datas comemorativas importantes em dezembro, como o Dia Mundial da Luta contra a Aids em 1° de dezembro e o Dia Internacional dos Direitos Humanos em 10 de dezembro. Quanto ao próximo ano, o primeiro feriado de 2025 será o Ano-Novo, celebrado em 1º de janeiro, que cairá numa quarta-feira.
- 25 de dezembro de 2024: Natal (quarta-feira)
- 1 de janeiro de 2025: Ano-Novo (quarta-feira)
Antecipando os Feriados Nacionais de 2025
Em 2025, os brasileiros terão mais uma série de feriados nacionais para aproveitar. Entre eles estão datas como a Sexta-Feira Santa, o Dia de Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, e o Natal. Além destas, existem também os pontos facultativos, datas em que a liberação de trabalho fica a critério de cada instituição, como o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas.
- Ano-Novo
- Sexta-Feira Santa
- Dia de Tiradentes
- Dia do Trabalho
- Independência do Brasil
- Nossa Senhora Aparecida
- Finados
- Proclamação da República
- Dia da Consciência Negra
- Natal
Além destes, são reconhecidos os pontos facultativos em datas como o Carnaval, Quarta-feira de Cinzas, Corpus Christi, e as vésperas de Natal e Ano-Novo.