Os principais índices de ações do mercado dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo negativo, com Wall Street aguardando mais uma subida na taxa básica de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), dando continuidade ao aperto monetário promovido pelo banco central.
O Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) iniciou sua reunião política de dois dias hoje. Os índices seguem um ritmo de queda desde os comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, em Jackson Hole, e o relatório acima do esperado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) para agosto.
“Powell quer que este ciclo de aperto monetário permaneça poderoso contra a inflação e ele gostaria de ver essas apostas de corte de juros serem postergadas muito mais longe”, afirma o analista da Oanda, Ed Moya.
Wall Street deve ficar de olho nas projeções do Fed que saem da reunião na tentativa de avaliar quanto mais os juros podem subir e suas implicações para a economia.
No front econômico, dados do mercado imobiliário divulgados hoje mostraram um salto inesperado nas construções em agosto, embora as licenças de construção tenham visto o maior declínio desde abril de 2020. O movimento de hoje segue o pregão agitado de ontem, que viu as ações subirem à tarde e quebrar uma sequência de dois dias de perdas.
No mercado de ações, os papéis da Ford caíram 12,1% depois do anúncio que os problemas na cadeia de suprimentos custariam um extra de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre.
Ações das fabricantes de vacinas BioNTech (0,1%) e Moderna (1,4%) se recuperaram das perdas de ontem, quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um comentário de que a pandemia tinha acabado.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -1,01%, 30.706,23 pontos
Nasdaq 100: -0,95%, 11.425 pontos
S&P 500: -1,12%, 3.855,93 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA