Quase metade do consumo brasileiro é abastecido por produtos importados, segundo cálculos do Bradesco. O relatório, assinado pela economista Priscila Trigo, analisa a recuperação do consumo no primeiro trimestre deste ano, após uma desaceleração no final de 2024.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
O crescimento da quantidade de importados reflete a aceleração da atividade econômica no primeiro trimestre de 2025, impulsionada por fatores como:
- Mercado de trabalho aquecido;
- Reajuste real do salário mínimo;
- Possível antecipação do 13º salário entre abril e maio.
Além disso, o aumento da renda agrícola também contribui para a expansão da demanda doméstica privada. Com isso, a redução do volume importado pode demorar para acontecer, sendo esperada apenas para o final do ano, mostra reportagem do Estadão Broadcast.
Setores mais dependentes de importação
Entre os setores mais dependentes de importação, os bens de capital — como máquinas e equipamentos usados na produção — são, sem novidades, os líderes com a maior participação (50%).
Mas os bens intermediários — insumos utilizados na fabricação de outros produtos — vem crescendo desde 2004 e já representam 39%. Os bens de consumo, que incluem itens adquiridos diretamente pelas famílias, somam quase 18%.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
De acordo com o relatório, os investimentos realizados no ano passado continuam demandando bens de capital, mas a alta dos juros — resultado do ciclo de aperto monetário — pode frear esse crescimento. Enquanto isso, o consumo de bens intermediários e bens de consumo se estabilizou.
Tarifa de importação no setor automotivo
No setor de veículos, a imposição de tarifas de importação teve papel importante na dinâmica das importações e do consumo brasileiro no último ano. A antecipação das importações entre maio e junho de 2024 compensou as compras externas na segunda metade do ano.