A Petrobras lançou novas oportunidades de contratação de soluções inovadoras, com investimento de até R$ 21,2 milhões, voltada para empresas de tecnologia e startups. Trata-se do início do módulo Aquisição de Soluções, que neste ciclo seleciona inovações nas áreas de robótica, tecnologias de inspeção e tecnologias digitais. As inscrições vão até 31/7 e as empresas podem receber até R$ 1,6 milhão por proposta para desenvolvimento e testes das soluções em ambientes produtivos.
O processo de seleção das empresas inclui uma pré-avaliação por uma banca de especialistas, seguida de uma fase de mentoria técnica para aprimoramento do plano de trabalho, modelo de negócios e preparação para um pitch day onde as empresas apresentam suas propostas para uma banca formada por gestores e especialistas da Petrobras. Na avaliação, são considerados critérios como o modelo de negócios, implantação da solução ao final projeto, consistência e competitividade da proposta, impacto e geração de valor, escalabilidade e abrangência da solução.
A primeira seleção nesse modelo foi lançada, em 2021, pela Petrobras. Entre as empresas selecionadas, sete já foram contratadas, por meio dos CPSIs – Contratos Públicos para Soluções Inovadoras, instrumento que trouxe agilidade aos processos de contratação e teve regras incorporadas ao Regulamento de Licitações e Contratações da Petrobras (RLCP).
Os CPSIs terão vigência de até 12 meses, prorrogável por outros 12, para validação das soluções tecnológicas. Após o contrato de inovação, a solução com melhor desempenho, e que demonstrou agregar valor para o negócio da Petrobras, pode ser contratada por um período de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos, para fornecimento em escala. Essas duas fases em conjunto agilizarão a implantação das soluções na companhia e a consolidação dos novos fornecedores no mercado.
Por trazer esta nova dinâmica, o módulo Aquisição de Soluções substitui o anterior, conhecido como Teste de Soluções. Outra novidade é o lançamento de conjuntos menores de desafios, periodicamente, aumentando a frequência de interação com o ecossistema de inovação.
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Imagem: Agência Petrobras