O Pix bateu um novo recorde nesta última sexta-feira (6), chegando a 276,7 milhões de operações feitas em apenas 24 horas. Segundo o Banco Central (BC), o valor financeiro movimentado foi de R$ 135,6 bilhões.
Antes, o maior volume havia sido registrado em 20 de dezembro de 2024, quando 252,1 milhões de transações foram registradas, de acordo com informações do Valor Econômico.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Em nota oficial, o BC destacou que os números reforçam o papel do Pix como uma infraestrutura digital pública fundamental para o funcionamento da economia brasileira.
Pix Automático
O recorde veio após o lançamento do Pix Automático, nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permitirá a realização de pagamentos recorrentes com débito direto em conta, feito nesta última quarta-feira (4).
A função servirá para pagar contas de energia, água, mensalidades escolares e assinaturas digitais, sem a necessidade de repetir a operação a cada vencimento.
A funcionalidade estará disponível a partir de 16 de junho, embora algumas instituições financeiras já tenham se antecipado.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Durante o anúncio, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, comentou: “O Pix é o dinheiro que anda na velocidade do nosso tempo. O Pix Automático vai permitir que 60 milhões de pessoas que hoje não têm cartão de crédito tenham acesso a uma série de serviços e facilidades.”