O petróleo sobe nesta quarta-feira (1) ainda na esteira da oferta apertada, realimentada após a União Europeia concordar com a proibição parcial ao petróleo russo e a ideia de suspender a participação da Rússia em um acordo de produção da Opep+.
Sem pressão formal para a Opep bombear mais óleo para compensar possível déficit russo, membros do Golfo começaram a planejar um aumento da produção, informou o WallStreet Journal, citando delegados da Opep.
A produção dos EUA aumentou mais de 3% em março, para o maior nível desde novembro, mostrou a AIE. Dados oficiais sobre os estoques são esperados para quinta-feira. Há pouco, o Brent/agosto subia 1,37% (US$ 117,18) e o WTI/julho +1,23% (US$ 116,08).
Ambos os benchmarks registraram ganhos em relação a maio, marcando o sexto mês consecutivo de alta. Do lado da expectativa de demanda, há o verão na Europa e EUA e o fim do bloqueio em Xangai. (Ana Katia + agências).