A colheita de café nas regiões atendidas pela cooperativa Cooxupé (Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e o estado de São Paulo) atingiu 40,4% da área total até o dia 4 de julho, um forte avanço em relação aos 31,4% registrados na semana anterior. Em 2024, no mesmo período, o índice era de 51,6%.
O ritmo da safra de milho também acelerou, segundo Guto Gioielli, analista e fundador do Portal das Commodities. A colheita no Paraná chegou a 29% da segunda safra (safrinha). No Mato Grosso, as vendas da safra 2024/25 alcançaram 50,96% da produção estimada.
- As melhores oportunidades do dia, direto dos especialistas. Entre na sala de trade e receba calls ao vivo! [Acesse agora]
Apesar da super safra, o Brasil importou 102 mil toneladas de milho apenas em julho, sendo 42 mil toneladas nos quatro primeiros dias úteis, alta de 139,7% na comparação diária com 2023.
De acordo com o analista, o movimento levanta questionamentos sobre a logística e o consumo interno, mesmo diante de um cenário de elevada oferta. Confira:
Exportações de grãos: soja e café recuam
As exportações de soja estão 2% abaixo do mesmo período do ano passado. No caso do café, a queda é mais expressiva: 25%. Mesmo com a colheita avançando, os estoques permanecem baixos.
No mercado externo, a escalada de tensões comerciais entre Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, com a ameaça de tarifas de até 100% por parte do governo de Donald Trump, gera incertezas para os exportadores americanos, especialmente de milho.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Fundos mudam apostas sobre soja e milho
A Commodity Futures Trading Commission (CFTC), agência reguladora dos EUA, mostrou que os fundos de investimento reduziram suas posições compradas em soja, indicando expectativa de queda nos preços. As posições recuaram de 35.396 para 13.901 contratos entre o fim de junho e o início de julho.
A qualidade das lavouras americanas colabora para essa perspectiva. O milho classificado como em condição boa ou excelente subiu de 73% para 74%. A soja manteve-se estável em 66%, nível próximo ao do ano anterior.
Carnes e ovos: embarques e abates
O abate de bovinos no Mato Grosso atingiu nível recorde em junho, puxado pelo descarte de fêmeas fora do ciclo reprodutivo. Já os embarques diários de carne bovina cresceram 18,1%, com média de 12,1 mil toneladas por dia útil.
O frango registrou recuo de 0,8% nos embarques, mas a expectativa é de normalização após o fim de embargos internacionais. No setor de ovos, os embarques aumentaram 2,5% na comparação diária, com 521 toneladas já exportadas em julho.
- Mercado volátil? Sem estratégia, a chance de erro é maior. Baixe o eBook gratuito de Guto Gioielli e aprenda a decidir com inteligência.
Biocombustíveis devem sustentar preços
O Citibank avalia que os preços da soja devem se manter estáveis, sustentados pela demanda por biocombustíveis. Em agosto, a mistura de biodiesel ao diesel no Brasil subirá de 14% para 15%, enquanto a gasolina deve ter até 30% de etanol em sua composição.
Essas medidas devem ajudar a absorver parte da oferta elevada de milho e soja no mercado interno.