O volume da produção industrial da Rússia caiu 14% em relação a março e, em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 23%. Os dados foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico da Rússia.
- Já sabe como funciona uma assessoria de investimentos? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
Um dos grandes responsáveis pela baixa na produção foi o setor metalúrgico, que caiu 40,6% em abril, na comparação com março. Já no setor de energia elétrica, a queda foi de 7%, Um setor que apresentou alta de 17% foi o da indústria de produção de materiais de produção.
O ministério divulgou também os dados das exportações russas, que registraram uma queda de 3% em relação a março e de 20% em relação a abril de 2021. O setor metalúrgico exportou 40% a menos do que em março, e 63,5% ante o mesmo período do ano passado.
Esses números negativos se refletem na previsão de números negativos para o PIB para este ano. De acordo com o ministério, a estimativa conservadora é de queda de 8,8% em 2022.
“Em primeiro lugar, as previsões assumem uma recessão mais profunda na economia russa em 2022 [de 8,8%] no contexto de uma aplicação mais rigorosa do regime de sanções e uma reestruturação mais lenta das cadeias produtivas e logísticas. Em segundo lugar, em um cenário conservador, teremos uma redução mais significativa nos preços para as exportações russas”, informa a nota do Ministério do Desenvolvimento Econômico.
- Já sabe como funciona uma assessoria de investimentos? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA