A Bolsa fechou em alta, pelo segundo dia seguido, impulsionada pelo setor bancário, varejistas e de consumo. Somado a isso a melhora das bolsas norte-americanas também acabaram influenciando o índice na reta final dos negócios. Apesar de ter subido, o Ibovespa chegou a operar com muita volatilidade.
As empresas ligadas ao minério de ferro apresentaram expressiva queda, como Vale (VALE3), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5) impactadas pela desvalorização da commodity com o lockdown na China. A inflação global também segue no radar dos investidores.
- Já sabe como funciona uma assessoria de investimentos? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
O principal índice da B3 subiu 1,23%, aos 105.687,64 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em junho aumentou 1,22%, aos 106.860 pontos. O giro financeiro foi de R$ 28,7 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam mistas.
Armstrong Hashimoto, sócio e operador de renda variável da Venice Investimentos, disse que o que está segurando a alta do índice é o setor bancário. “O Banco do Brasil apresentou um resultado bem forte e fazia tempo que não destoava dos bancos tradicionais como Itaú e Bradesco, as demais ações estão sofrendo realização”. O BB anunciou um dividendo e no final do mês vai ficar ex. “Existia uma preocupação com inadimplência e provisão, mas ficaram dentro das expectativas e o mercado deu mais peso para o lucro, que veio acima das previsões”.
Com o dado positivo de serviços-subiu 1,17% em março-, as ações de varejo, consumo e construção civil -empresas que normalmente sofrem com a alta de juros- acabaram se ajustando na sessão de hoje, comentou Hashimoto.
André Riberio, Especialista de Renda Variável da Wise / BTG Pactual, afirmou que “o setor financeiro junto com empresas de consumo foram os ativos que deram maior suporte a essa alta do índice [Ibovespa]”, destacando o alto resultado do Banco do Brasil e o aumento de 1,7% no setor de serviços, divulgado pelo IBGE.
João Negrão, assessor de investimentos da SVN, comentou que os dados de inflação ao produtor (PPI, sigla em inglês) mais positivo nos Estados Unidos-avançou 0,5% em março. “O PPI veio melhor e pode ser um indicador de que a inflação pode estar voltando sem precisar de um movimento tão brusco, ou seja, de que o Fed regresse ao plano original de aumento dos juros em 0,50 ponto porcentual (pp) e não mais agressivo de 0,75 pp”.
Negrão comentou que o resultado de serviços aqui e boa performance dos bancos ajudam à alta do índice. “O setor de serviço registou o melhor resultado para maio desde 2015, ações do setor de varejo e consumo passaram a subir e, somado a isso, o bom desempenho do setor financeiro também favorece o índice”. O Banco do Brasil (BBSA3) reportou um balanço muito forte “e trouxe muita confiança para o setor recentes do índice”. O Banco do Brasil reportou lucro líquido ajustado de R$ 6,6 bilhões no 1T22, um crescimento de 34,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em contrapartida, disse o assessor da SVN, a preocupação fica com as incertezas quanto à China. “A parte da China ainda é muito temerária por causa da falta de flexibilização em relação à covid-19 e impacta no minério de ferro trazendo o setor para baixo”.
A fala do novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmando que pedirá estudos sobre privatização da Petrobras chegou a impactar as ações da empresa. Os papéis operavam com volatilidade, mas acabaram fechando em alta.
- Já sabe como funciona uma assessoria de investimentos? Fale com um especialista da Wise Investimentos.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA