A capacidade de investimento das empresas brasileiras na Bolsa disparou em 2021 e se tornou a melhor desde 2014, acabando por se saírem melhores do que as empresas do México e dos Estados Unidos.
- É hora de investir em ações? Fale com um especialista da Wise Investimentos e descubra. Não tem custo.
Essa capacidade é medida através do índice Capex/Depreciação que, em suma, calcula o nível de investimentos efetuados versus o nível de depreciação das empresas no mesmo período.
Esse indicador é utilizado para comparar os investimentos em bens de capital com as depreciações e amortizações da empresa. Quando o resultado é maior que 100, a companhia investe mais que a seus ativos se depreciam, o que indica crescimento.
A mostra apresenta um grande salto de 2020 para 2021 — de mais de 47 pontos percentuais.
As empresas do Brasil também estão com o indicador Capex/Depreciação maior do que dos Estados Unidos e do México.
Internamente, o setor com o maior índice Capex/Depreciação é de administração de empresas e empreendedorismo, seguido pelo setor de Energia Elétrica – com pontuação acima de 100% desde 2011.
A amostra contempla 216 empresas de capital aberto com dados disponíveis de 2011 a 2021. O levantamento, entretanto, não inclui a Petrobras que, por ter um capital muito acima do usual, distorce as conclusões dos dados.
- É hora de investir em ações? Fale com um especialista da Wise Investimentos e descubra. Não tem custo.
Imagem: José Cruz / Agência Brasil