O Ibovespa operou toda a sessão instável entre os campos positivo e negativo e fechou em uma ligeira alta, após forte ganho da véspera, e acima dos 120 mil pontos com a valorização das empresas ligadas às commodities como Vale e Petrobras.
As negociações entre Rússia e Ucrânia ficaram no radar dos investidores. Hoje, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que não vê sinais de avanços nas negociações entre Moscou e Kiev. Na véspera, representantes dos dois países se reuniram para tentar um acordo de paz.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
O principal índice da B3 subiu 0,20%, aos 120.259,76 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em abril aumentou 0,31%, aos 120.795 pontos. O giro financeiro era de R$ 26,1 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam em queda.
As ações da Vale (VALE3) subiram 1,42%. Os papéis da Petrobras (PETR3 e PETR4) avançaram 1,76% e 2,13% e da 3R Petrolium (RRRP3) teve ala de % com a elevação do petróleo. No campo negativo, os destaques ficaram para Qualicorp (QUAL3) e Azul (AZUL4) perderam respectivamente 5,98% e 4,25%.
Thiago Raymon, Especialista de Renda Variável Wise / BTG Pactual, destacou que o IGPM cresceu acima do experado do mercado.
Gustavo Bocuzzi, head de renda variável da Ethimos Investimentos, comentou que sempre que a Bolsa opera com essa volatilidade de hoje e com o fluxo de notícias um pouco paralisado “acaba gerando uma certa dúvida da continuidade do movimento e começa suscitar o movimento de realização de lucro”.
Bocuzzi ressaltou que o mercado vive um dilema no curto prazo em relação à guerra e o preço das commodities. “Se por um lado a guerra foi ‘favorável’ para a nossa Bolsa porque elevou preço de commodities [Bolsa concentra empresas ligadas à matéria-prima], quando se fala em fim da guerra, em que o mundo todo respira aliviado, melhora o sentimento de aversão ao risco, mas ao mesmo tempo a gente continua tendo uma sombra sobre o preço de commodity e pergunta-se quanto mais o mercado continuaria subindo com base nessa expectativa já que o Ibovespa andou 15% em tão pouco tempo”.
Viviane Vieira, operadora de renda variável da B.Side Investimentos, comentou que o mercado está “exausto” com as notícias em relação à guerra, mas segue com foco aos desdobramentos.
A operadora de renda variável da B.Side Investimentos disse que como a nossa Bolsa é relevante em commodities ajuda o movimento de hoje e “no Brasil tem poucas notícias que possam fazer preço e o ingresso de fluxo estrangeiro segue forte”. Na segunda-feira (28) o ingresso de capital externo na B3 foi de R$ 1,044 bilhão.
Soraia Budaibes / Agência CMA
Imagem: unplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA