Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em queda após os governos de Rússia e Ucrânia relatarem poucos avanços nas negociações de paz do conflito, que já se estende por mais de um mês.
“As atualizações geopolíticas estão pesando sobre o sentimento de risco, com os Estados Unidos e seus aliados permanecendo céticos sobre a promessa da Rússia de reduzir a atividade militar”, afirmam analistas da Wells Fargo.
- Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.
A Rússia disse ontem que reduziria sua presença militar em algumas partes da Ucrânia, mas vários países – incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido -continuam céticos sobre a promessa de Moscou. Enquanto isso, os bombardeios a cidades ucranianas continuaram hoje.
Os preços do petróleo, que sobem desde o início da guerra, voltaram a subir depois de uma queda acentuada na sessão de ontem. A Alemanha alertou para um potencial racionamento de gás natural devido a disputas com a Rússia, e os estoques de petróleo dos Estados Unidos caíram em 3,4 milhões de barris na última semana.
As ações das petrolíferas subiram, com a Valero com alta de 3,77% e Phillips 66 ganhando 4,78%.
Várias ações de varejo estiveram sob pressão no pregão após relatórios trimestrais decepcionantes, incluindo Five Below – que perdeu 6,53% e Chewy – com queda de 16,1%. A RH caiu 13,3% depois que a receita da empresa no quarto trimestre ficou aquém das expectativas. Pelo lado positivo, as ações da empresa de vestuário Lululemon saltaram 9,59% após emitir orientação otimista e anunciar um programa de recompra de ações.
Em outros setores, as ações da Apple, que subiram por 11 sessões consecutivas, caíram 0,67%. As ações da Procter & Gamble recuaram 0,69% após um rebaixamento do JPMorgan.
Os papéis de empresas de semicondutores foram um ponto fraco para o mercado, com a Marvell caindo 4,14% e a Nvidia perdendo 3,372%. A Micron perdeu 3,52%, apesar de um relatório de ganhos mais forte do que o esperado.
Os investidores também estão de olho no mercado de títulos, já que os juros projetados do Tesouro dos Estados Unidos de 5 anos e 30 anos inverteram-se na última segunda-feira pela primeira vez desde 2016. Historicamente, essa inversão tem sido um sinal de uma recessão que se aproxima, embora não tenha sido um bom indicador de quando a recessão viria. Ainda assim, os investidores em grande parte ignoraram os sinais no pregão de ontem.
Hoje também foi um dia movimentado de dados econômicos. O relatório da folha de pagamento da ADP disse que as empresas privadas adicionaram 455.000 empregos em março. Já a leitura final para o PIB dos Estados Unidos no quarto trimestre mostrou crescimento de 6,9%, abaixo da leitura preliminar de 7%.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,19%, 35.228,81 pontos
Nasdaq 100: -1,21%, 14.442,3 pontos
S&P 500: -0,62%, 4.602,45 pontos
Darlan Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2022 – Grupo CMA