Se você precisa de um carro econômico só para rodar na cidade e não quer gastar muito, o Ford Ka antigo (o “bolinha”, de 1997 a 2007) é um clássico. Mesmo 20 anos depois, ele ainda é uma opção procurada por quem quer gastar pouco, na faixa dos R$ 12.000 a R$ 20.000.
O design dele ainda agrada?
Sim, o design “New Edge” da Ford foi revolucionário na época e envelheceu muito bem. O Ka tem personalidade, com suas linhas curvas e faróis integrados, sendo um carro que se destaca até hoje pelo estilo único.
O interior é muito simples, com plásticos duros pensados para a durabilidade e funcionalidade. O foco dele nunca foi o luxo, mas sim oferecer o essencial com baixo custo de produção.

O motor 1.0 Rocam é a melhor escolha?
Sim, o motor Zetec Rocam 1.0 de 65 cv (que equipou a maioria dos modelos de 2000 a 2007) é o mais recomendado. Ele é valente, tem manutenção barata e oferece boa agilidade para o peso do carro.
É bom ficar atento aos primeiros modelos (1997-1999) com motor Endura 1.0, que era mais antigo e fraco. O Rocam é muito superior em desempenho e durabilidade.
| Ficha Técnica Básica | Ford Ka GL 1.0 Zetec Rocam (2005) |
| Motor | 1.0, 4 cilindros, 8 válvulas |
| Potência (Gasolina) | 65 cv a 6.000 rpm |
| Torque | 8,9 kgf.m a 3.250 rpm |
| Câmbio | Manual de 5 marchas |
| Peso | 890 kg |
Ele é realmente econômico?
O consumo é um dos seus pontos fortes, especialmente com o motor Rocam. No uso urbano, é comum ver proprietários relatando médias de 11 a 12 km/l (gasolina).
Na estrada, ele também se sai bem para um carro 1.0 antigo, podendo chegar a 15 km/l (gasolina) quando bem regulado e dirigido com calma. Esses números não constam mais nos dados oficiais do INMETRO, mas são validados pelo mercado.

O que esperar do espaço e dirigibilidade?
O Ka foi projetado para ser um carro urbano e ágil, e sua dirigibilidade é seu ponto alto, parecendo um “kart”. O espaço interno é excelente para o motorista e o passageiro da frente.
O banco traseiro e o porta-malas (apenas 186 litros) são bem pequenos. Ele é ideal para uma ou duas pessoas, sendo mais um “2+2” (dois adultos e duas crianças) do que um carro para quatro adultos.
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Quanto custa manter um Ka antigo hoje?
O valor de compra é o maior atrativo. É possível encontrar unidades em bom estado na faixa de R$ 10.000 a R$ 20.000, dependendo do ano e conservação, segundo a Tabela FIPE.
Por ser um carro com mais de 20 anos, é crucial verificar alguns pontos antes de fechar negócio. A mecânica Rocam é barata, mas preste atenção aos seguintes itens:
- Pontos de ferrugem (comuns na caixa de roda e assoalho);
- Estado do sistema de arrefecimento (mangueiras e válvula termostática);
- Ruídos na suspensão dianteira (pivôs e terminais).









