Com mais de 80% de seu território preservado pelo Parque Estadual, Ilhabela é o maior santuário ecológico do litoral paulista. A ilha é um paraíso para aventureiros, com dezenas de cachoeiras, trilhas desafiadoras e praias selvagens acessíveis apenas por mar ou veículos 4×4.
Quais são as atrações que você não pode perder?
A aventura mais famosa é a travessia de 22 km até a Praia de Castelhanos, um santuário do surfe com formato de coração. Para quem busca cachoeiras, a trilha que leva à Cachoeira do Gato é uma das mais procuradas. No lado mais urbanizado, a Praia do Curral é a mais badalada, com beach clubs e muita gente bonita.

O charmoso centro histórico, conhecido como Vila, é o ponto de encontro à noite, com restaurantes sofisticados e lojas de grife. Os passeios de barco são essenciais para descobrir praias isoladas, como a Praia do Bonete e a Praia do Eustáquio.
Confira os principais pontos turísticos a seguir:
- Praia de Castelhanos: A mais famosa praia selvagem da ilha.
- Cachoeira do Gato: Uma das maiores e mais bonitas quedas d’água.
- Vila (Centro Histórico): O charmoso polo gastronômico e cultural.
- Praia do Curral: A mais badalada e estruturada.
Como é o clima e qual a melhor época para visitar?
O clima em Ilhabela é tropical litorâneo, com muito calor e umidade. O verão é a alta temporada, com dias quentes e chuvas de fim de tarde, enquanto o inverno é mais seco e ideal para a prática de trekking. Um detalhe importante: prepare o repelente, pois os borrachudos são famosos na ilha.
A melhor época para visitar é durante a primavera ou o outono, para um bom equilíbrio entre tempo firme e a ilha menos cheia. Julho é o mês da Semana Internacional de Vela, o principal evento náutico da América Latina. Veja um resumo da ilha a seguir.
- População Estimada: 34.935 pessoas (2022)
- DDD: 12
- Clima Predominante: Tropical Litorâneo
- Localização: Litoral Norte de São Paulo
Leia também: Amantes da literatura descobrem a cidade maranhense que é o berço de grandes poetas brasileiros – Monitor do Mercado
O custo para visitar a ilha da aventura é alto?
Sim, Ilhabela é um dos destinos mais caros do litoral paulista. Os custos são elevados em praticamente todos os setores: hospedagem, alimentação e, principalmente, os passeios, que exigem guias ou transporte especializado, veja abaixo o vídeo do canal Minha Pequena Revolução:
Até mesmo a travessia de balsa para chegar à ilha tem um custo considerável. Planejar com antecedência e viajar fora da alta temporada são as melhores formas de economizar. Informações podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Ilhabela.
Quais as melhores áreas para se hospedar?
A Vila (centro histórico) é a melhor base para turistas, pela concentração de restaurantes, lojas e agências. O Perequê, que é o centro comercial, também oferece boa estrutura e uma praia com águas calmas.
Para quem busca luxo e agito, as praias do sul, como Feiticeira e Curral, têm as pousadas e hotéis mais sofisticados. O potencial da região é destaque no portal do Governo de São Paulo.
Confira as melhores áreas para se hospedar:
- Vila: O centro charmoso e gastronômico.
- Perequê: Centro comercial com boa estrutura.
- Praia do Curral: Ideal para quem busca luxo e badalação.
- Norte da Ilha: Praias mais tranquilas e exclusivas.









