O Reino Unido planeja aumentar restrições à publicidade de criptoativos e banir recompensas por indicações de novos usuários, visando proteger investidores que podem não compreender os riscos do mercado.
O Financial Conduct Authority (FCA), órgão regulador financeiro do Reino Unido, ganhou mais autoridade pelo governo do Reino Unido para regular os criptoativos e tomou como primeira medida a proteção do investidor e da população.
O órgão governamental planeja classificar criptoativos de forma que apenas investidores sofisticados e de alto patrimônio possam interagir com anúncios ligados ao setor. Ademais, o FCA quer banir quaisquer tipos de incentivos oferecidos por algumas empresas para estimular a entrada de novos usuários.
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Tais medidas protetivas estão sendo feitas por conta do crescimento em popularidade dos criptoativos e de sua volatilidade, tendo em vista que alguns investidores podem não entender o risco deste segmento do mercado.
Sobre os riscos, comentou Sarah Pritchard, diretora-executiva de mercados da FCA: “Muitas pessoas estão sendo levadas a investir em produtos sobre os quais não entendem e que são arriscados demais para elas” .
Reforçando o planejamento para regulação de publicidade sobre criptoativos, nesta terça-feira (18), o HM Treasury (departamento responsável por finanças e economia) afirmou que planeja dar ainda mais poder à FCA e criar uma legislação para reforçar as regras de regulação de propagandas referentes à criptomoedas.
Na história do Reino Unido há precedentes de problemas com publicidade enganosa sobre criptoativos. Em 2020, foi aberta uma consulta pública no âmbito de uma proposta de estrutura regulatória para a publicidade de criptomoedas, dando maior poder à Advertising Standards Authority (ASA, agência de autorregulação do setor de publicidade do Reino Unido) para intervir e banir anúncios enganosos.
Imagem: Piqsels