Nesta segunda-feira (11), as bolsas asiáticas encerraram com desempenhos divergentes, à medida que os investidores analisaram novos dados econômicos da China e as especulações em torno do possível abandono da política de juros negativos no Japão.
Na China continental, o mercado de ações registrou ganhos, impulsionados pelos indicadores locais que sinalizaram estabilidade. O índice acionário Xangai Composto avançou 0,84%, atingindo 3.142,78 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de abrangência mais ampla, subiu 0,90% para 1.952,91 pontos.
Um relatório de fim de semana revelou que os preços ao consumidor chinês tiveram um aumento de 0,1% em comparação ao ano anterior em agosto, um valor inferior ao esperado, após uma queda de 0,3% em julho. Além disso, os bancos chineses liberaram mais empréstimos do que o previsto no último mês.
Japão enfrenta queda no Nikkei:
Por outro lado, em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,43% para 32.467,76 pontos. Esse declínio foi motivado pela valorização do iene em relação ao dólar e pelo aumento do rendimento dos bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos, que atingiram o maior nível desde janeiro de 2014, chegando a 0,705%. O presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, mencionou em uma entrevista que encerrar a atual política de juros negativos seria uma opção se os ganhos nos preços parecessem sustentáveis. No Nikkei, as quedas nas ações do setor imobiliário e de tecnologia superaram o avanço nas ações bancárias.
Outras movimentações na Ásia:
- Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 0,58%, fechando em 18.096,45 pontos, devido à pressão sobre as ações do setor imobiliário após relatos de que o HSBC planeja elevar as taxas de hipoteca no território semiautônomo.
- Na Coreia do Sul, o índice Kospi avançou 0,36%, encerrando uma sequência de quatro pregões negativos.
- Taiwan, representada pelo índice Taiex, teve uma queda de 0,86%, fechando em 16.432,95 pontos.
- Na Oceania, a bolsa australiana obteve um desempenho positivo, impulsionado por ações de gestores de fundos e bancos, com o S&P/ASX 200 registrando um aumento de 0,50% em Sydney, atingindo 7.192,30 pontos.
Perspectivas futuras:
Ao longo desta semana, os investidores na Ásia e no Pacífico estarão atentos aos últimos números de inflação dos EUA, bem como aos dados de indústria e varejo da China, em busca de pistas sobre os próximos movimentos do mercado financeiro.
Imagem: Piqsels