O Banco do Brasil lançou uma nova plataforma com foco em tecnologia, inteligência analítica e informação para investir. As inovações incluem grandes mudanças no aplicativo Investimentos BB, tornando-o também apto a operar na nova fase do Open Finance, o uso de inteligência artificial (IA) na nova plataforma de assistente de investimentos pelo WhatsApp, e o InvesTalk, um Hub de conteúdos para investidores que conta com a curadoria de especialistas do banco.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
A nova plataforma de investimentos avança na experiência omnichannel (várias funções em uma única plataforma) para os investidores, ampliando o acesso à assessoria digital, humana, ou ambas, a depender de como o cliente prefere se relacionar naquele momento. O banco acredita que as novidades vão transformar a maneira como os clientes investem com o banco, com soluções que buscam facilitar o acesso do investidor à informação. As novas soluções chegam para democratizar, ainda mais, o acesso a uma assessoria de investimentos confiável, transparente e de qualidade, afirma Carla Nesi, vice-presidenta de Negócios de Varejo do BB.
Uma das novidades da nova versão do app é a aderência à nova fase do Open Finance, chamada de 4B ou Open Investment. Essa etapa prevê que os bancos possam consultar dados de poupança do cliente em outras instituições e, a partir de outubro, deverá permitir a consulta de outros produtos de investimento. O app também conta com um agregador de investimentos que permite que o cliente acesse aplicações que possui no BB e em outras instituições, incluindo ações, podendo acessar e gerenciar esses investimentos direto no aplicativo do banco.
Com essa novidade, hoje o cliente que acessa o novo app Investimentos tem a opção de visualizar em um único lugar o saldo de todos os seus investimentos registrados na B3, de forma totalmente gratuita, afirma Nesi.
Uma das principais novidades é o uso da inteligência artificial (IA) na plataforma Assistente BB no WhatsApp. Por meio da análise do perfil do investidor, objetivos do cliente e do extrato de suas aplicações, a funcionalidade terá a capacidade de recomendar produtos que condizem com o momento de vida do investidor, além de enviar lembretes como o vencimento de títulos de renda fixa e outros acontecimentos relevantes na carteira.
Com o uso de IA e Machine Learning (aprendizado de máquina), O BB avança na direção de uma assessoria cada vez mais hiperpersonalizada para os clientes. Segundo Carla Nesi, uso da tecnologia não irá substituir o atendimento humano, mas complementá-lo de acordo com a necessidade e perfil do cliente.
Por mais que as soluções digitais venham para democratizar o acesso à assessoria e facilitar o dia a dia, sabemos que algumas vezes o humano é imprescindível. Por isso, os clientes têm acesso ao seu gerente ou a um especialista em investimentos também pelo WhatsApp ou pelo aplicativo Investimentos BB, avalia Carla Nesi.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação