Monitor do Mercado
  • Início
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Câmbio
    • Commodities
    • Cripto
    • Economia
    • Empresas e ações
    • Fatos Relevantes
    • Finanças Pessoais
    • Imóveis
    • Inteligência Artificial
    • Internacional
    • Mercados
    • Negócios
    • Política
  • Ferramentas
    • Monitor Empresas
    • Real Time
    • Cursos
    • E-books gratuitos
    • Newsletter
    • Planilha de Controle Financeiro
    • Simulador de Financiamento
    • Simulador de Aposentadoria
  • INVESTIMENTOS
Sem resultado
Veja todos os resultados
Monitor do Mercado
Home Notícias Inteligência Artificial

Danone aposta em Inteligência Artificial para retomar vendas

Leonardo Grané Por Leonardo Grané
23/jun/2023
Em Inteligência Artificial, Notícias
WhatsappTelegramTwitterFacebookLinkedin

Em sete, dos últimos nove anos, a Danone sofreu perdas em seus volumes de venda. O volume de vendas na unidade de lácteos — a maior da empresa — caiu 4% no ano passado. Agora, a aposta da companhia é o uso da inteligência artificial para melhorar seus produtos.

Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.

Veja também

Indústria dos EUA (PMI) mostra sinais mistos em outubro

Milhões de clientes do Nubank recebem aumento de limite neste mês

Para Juergen Esser, vice-presidente da Danone, a estratégia de negócios de longo prazo gira em torno da recuperação dos laticínios, trazendo os fermentos certos, os benefícios certos para a saúde e fazer o produto brilhar nas prateleiras.

A empresa aposta que a tecnologia pode fornecer respostas e resultados sobre quais bactérias amigáveis funcionam melhor, ainda mais agora que os consumidores estão mais cautelosos em relação aos alimentos processados.

Para isso, a Danone gastou cerca de US$ 100 milhões em uma de suas novas instalações, inaugurada em fevereiro, perto de Paris, na França. A instalação reúne um laboratório de pesquisa que possui espaços de coworking, o estômago artificial e uma área de testes de consumo.

No espaço, os pesquisadores simulam um intestino humano para testar seu iogurte, usando recipientes de vidro e tubos plásticos. Dentro dos recipientes, as bactérias tentam sobreviver aos sucos digestivos, e quando conseguem, começa o processo com a inteligência artificial, que sonda os potenciais benefícios à saúde.

A base do processo fica na fermentação, mas nem todas as bactérias são criadas da mesma forma. Para isso, a IA da Danone rastreia o caminho dos probióticos desde a saída do pote de iogurte, até a caixa de vidro do tamanho do torso.

O estômago artificial simula a absorção dos alimentos durante a digestão, detectando quais candidatos suportam ácidos estomacais e enzimas, vendo quais aguentam permanecer no intestino. Após os testes, as bactérias promissoras são estudadas a fundo para entender como elas interagem com as fibras e vitaminas dos alimentos. 

A máquina tenta encontrar conexões entre as bactérias escolhidas e as condições de saúde. A IA analisa amostra de fezes, históricos médicos e descobertas científicas, procurando links, desde perda de peso até imunidade.

Para filtrar a IA, os laboratórios obtiveram acesso a amostras de pacientes e perfis de saúde de colaborações como, por exemplo, um projeto com a Universidade da Califórnia em San Diego e outro chamado Le French Gut, buscando analisar o microbioma de 100.000 voluntários.

“Os avanços tecnológicos ajudam muito. É um ecossistema extremamente complexo que só podemos entender medindo muitas coisas, e então temos que entender todos esses dados.” diz Jan Knol, diretor sênior de pesquisa e inovação da Danone.

O funcionamento do estômago artificial, desenvolvido com a empresa holandesa TNO, é mantido em segredo. Por isso, a máquina não pode ser fotografada e as equipes de imprensa são conduzidas antes de poder vê-la.

Parte da IA ​​está em desenvolvimento para outras pesquisas diferentes, mas que se relacionam, como avaliar a qualidade da flora intestinal de bebês com base em fotos de suas fezes visando melhorar a qualidade da fórmula infantil.

Os parceiros da Danone incluem a plataforma Azure, da Microsoft, e Amazon Web Services, da Amazon.

Clique aqui para assinar a Newsletter gratuita sobre Inteligência Artificial no Mercado Financeiro.

Inteligência Artificial e Marketing

Essa melhoria na área da ciência pode auxiliar a Danone no marketing também. Há 15 anos, o rótulo e o marketing do iogurte Activia e da bebida láctea DanActive foram obrigados a sofrer alterações nos EUA por “alegações exageradas de saúde”.

US$ 35 milhões foram pagos para reembolsar clientes que acusaram a marca de fazer afirmações científicas que não podiam confirmar. Um ano depois, a marca também sofreu restrições na União Europeia, limitando os anúncios de alguns benefícios específicos, após reguladores reprimirem as afirmações de saúde.

Uma pesquisa patrocinada pela Danone mostrou que consumir o iogurte da marca reduz o desenvolvimento de resistência a insulina e fígado gorduroso em camundongos obesos.

O estudo apontou um aumento de benefícios no fígado dos animais, levando-a a obter patentes que permitem a empresa divulgar os benefícios do fígado e do metabolismo do açúcar para pelo menos três tipos desses ingredientes.

Implementação da Inteligência Artificial no Brasil

Em 2017, a Danone introduziu no Brasil um novo sistema desenvolvido pela Tevec (atualmente Infracommerce) que trouxe resultados consideráveis para a empresa. Segundo dados da companhia, as perdas diminuíram em 6%, e houve aumento de vendas em 10 pontos em que o sistema foi instalado.

Encontrar um equilíbrio nos envios as lojas e mercados é essencial. Os iogurtes têm a validade curta, por isso, precisam ser comprados rapidamente para não estragarem. Por outro lado, se consumidor não encontrar um iogurte Danone na prateleira, acabará comprando um produto da concorrente.

Com o sistema, o estoque das varejistas é adicionado ao banco de dados da Danone, dando informações sobre as vendas de cada ponto, além disso, a inteligência artificial calcula qual deve ser o pedido de compra. Ela analisa todas as variáveis (como promoções, campanhas de marketing, sazonalidade, preço ou lançamento de novos produtos) e calcula quais delas têm relação com as vendas.

O sistema, está no ar há 9 anos, e recebeu investimentos de R$ 12 milhões. Atualmente, a Infracommerce fornece dados de inteligência para Danone, Mondelēz International e Carrefour.

Imagem: Canva

EnviarCompartilharTweet47Compartilhar76Compartilhar13

Mais Notícias

Imagem: Piqsels
Destaques

Indústria dos EUA (PMI) mostra sinais mistos em outubro

3 de novembro de 2025
O cartão do momento que promete superar todos os concorrentes
Economia

Milhões de clientes do Nubank recebem aumento de limite neste mês

3 de novembro de 2025
Essa cidade do sul do Brasil está conquistando moradores do país inteiro
Economia

A melhor época para curtir Florianópolis e viver dias inesquecíveis

3 de novembro de 2025
Imagem: Alexandre Mota /Reuters
Destaques

Indústria brasileira mantém retração em outubro e perde 15 mil vagas após tarifas

3 de novembro de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Imagem: Piqsels
Destaques

Indústria dos EUA (PMI) mostra sinais mistos em outubro

Por Redação
3 de novembro de 2025

O índice de atividade industrial (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, medido pelo Instituto para Gestão da Oferta...

Leia maisDetails
O cartão do momento que promete superar todos os concorrentes

Milhões de clientes do Nubank recebem aumento de limite neste mês

3 de novembro de 2025
Essa cidade do sul do Brasil está conquistando moradores do país inteiro

A melhor época para curtir Florianópolis e viver dias inesquecíveis

3 de novembro de 2025
Imagem: Alexandre Mota /Reuters

Indústria brasileira mantém retração em outubro e perde 15 mil vagas após tarifas

3 de novembro de 2025
Festa declarada com a nova lei do IPVA já aprovada que começará a valer em 2026

Aviso importante para quem tem um carro com 10 ou 20 anos de idade

3 de novembro de 2025
Monitor do Mercado

Notícias, análises e dados para você tomar as melhores decisões.

Navegue no site

  • Últimas notícias
  • Quem somos
  • E-books gratuitos
  • Cursos
  • Política de privacidade

Siga nossas redes

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Início
  • Notícias
    • Últimas notícias
    • Câmbio
    • Commodities
    • Cripto
    • Economia
    • Empresas e ações
    • Fatos Relevantes
    • Finanças Pessoais
    • Imóveis
    • Inteligência Artificial
    • Internacional
    • Mercados
    • Negócios
    • Política
  • Ferramentas
    • Monitor Empresas
    • Real Time
    • Cursos
    • E-books gratuitos
    • Newsletter
    • Planilha de Controle Financeiro
    • Simulador de Financiamento
    • Simulador de Aposentadoria
  • INVESTIMENTOS