Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam a sessão em campo misto após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pausar sua campanha de alta de juros iniciado em março de 2022, porém ao mesmo tempo sinalizar que deve subir as taxas novamente ainda este ano.
O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidiu por manter inalterada a meta das taxas básicas de juros dos Estados Unidos na faixa entre 5,0% e 5,25%. A decisão foi unânime. De acordo com a publicação, manter o intervalo da meta estável permite ao Fomc avaliar informações adicionais e suas implicações para a política monetária.
Ao mesmo tempo, a maioria dos membros do Fed está projetando uma taxa básica de juros do país na faixa-alvo entre 5,5% e 5,7% neste ano, o que sugere pelo menos mais dois aumentos em 2023, apesar da pausa no aperto monetário na reunião de junho. A mediana das projeções para os juros ficou na faixa entre 5,5% e 5,75% em 2023, entre 4,25% e 4,5% em 2024 e em 3,25% em 2025. No longo prazo, a mediana ficou em 2,5%, confirmando as projeções de março dos membros do Fomc.
“O comunicado e as projeções foram tão hawkish, que tenho certeza de que Wall Street está pensando que eles deveriam ter aumentado os juros hoje”, afirma Ed Moya, analista da Oanda. “O Fed vai levar essa economia para uma recessão no ano que vem se cumprir sua previsão”, acrescenta ele.
No entanto, as perdas se estabilizaram um pouco à medida que as negociações do pregão continuavam, com o presidente do Fed, Jerome Powell, dizendo que o banco central ainda não havia tomado uma decisão sobre a reunião de julho. Powell também disse que o Fed está fazendo progressos contra a inflação.
Segundo ele, “a maioria dos membros acredita que mais aumentos nas taxas serão necessários”, mas que “a necessidade de endurecimento adicional na política monetária” seriam avaliados de acordo com os dados recebidos a cada encontro do Comitê.
O Fed agora irá se reunir no dia 25 e 26 de julho. O S&P 500 subiu mais de 13% este ano e mais de 25% de sua baixa no mercado de baixa, com os investidores apostando que o Fed em breve pararia de subir os juros.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:
Dow Jones: -0,68%, 33.979,33 pontos
Nasdaq 100: +0,39%, 13.626,5 pontos
S&P 500: +0,08%, 4.372,59 pontos
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA