O governo federal iniciou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, a distribuição do benefício Vale Gás para as famílias mais vulneráveis. Este auxílio financeiro foi criado para amenizar o impacto do aumento do preço do gás de cozinha (botijão de 13kg) no orçamento familiar. O valor distribuído neste mês será de R$ 102 por família.
Quem tem direito ao Vale Gás e como receber?
O Vale Gás, concedido bimestralmente, é equivalente a 100% do valor médio nacional do botijão de gás de 13kg, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O benefício é destinado às famílias cuja renda mensal seja igual ou inferior a meio salário mínimo e que estejam cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Também são elegíveis os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que vivem no mesmo domicílio.
Calendário de pagamento do Vale Gás
Os pagamentos do benefício seguem o calendário do programa Bolsa Família e do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. Os pagamentos são realizados nos meses pares. Para verificar as datas, as famílias podem acessar os aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou ligar para o número 111. O calendário para o mês de fevereiro é o seguinte:
- NIS de final 1 – 16 de fevereiro
- NIS de final 2 – 19 de fevereiro
- NIS de final 3 – 20 de fevereiro
- NIS de final 4 – 21 de fevereiro
- NIS de final 5 – 22 de fevereiro
- NIS de final 6 – 23 de fevereiro
- NIS de final 7 – 26 de fevereiro
- NIS de final 8 – 27 de fevereiro
- NIS de final 9 – 28 de fevereiro
- NIS de final 0 – 29 de fevereiro
Como sacar o Vale Gás?
Os beneficiários do Vale Gás podem movimentar o benefício por meio do aplicativo Caixa Tem, sem necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal. É possível utilizar o cartão virtual do Caixa Tem para fazer compras em estabelecimentos que aceitam a função débito e realizar saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes bancários e agências da Caixa.
Para se candidatar ao Bolsa Família, é preciso que a renda mensal per capita da família seja de até R$ 218. Além disso, é necessário que os dados estejam devidamente atualizados no CadÚnico, seguindo o calendário do governo. O programa conta com seis modalidades de benefícios que variam de acordo com a situação do beneficiário. Para manter o benefício, os beneficiários precisam cumprir algumas condições nas áreas de saúde e educação. Entre elas, garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, acompanhar o pré-natal no caso de grávidas, monitorar a nutrição de crianças até 7 anos, entre outras.