Uma nova determinação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS), foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4). A Resolução 1.362 indica o rebaixamento do teto máximo de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De agora em diante, a taxa ficará em 1,72% ao mês, uma queda frente aos anteriores 1,76%.
Redução dos juros do INSS também afeta os cartões de crédito?
Já para operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa de juros foi reduzida de 2,61% para 2,55% ao mês. Desta forma, a resolução abre a possibilidade de uma redução das taxas de juros para empréstimos consignados por parte de bancos e financeiras.
As novas taxas entrarão em vigor cinco dias após a publicação da decisão do CNPS no Diário Oficial da União.
Qual o calendário do INSS para março?
O calendário de pagamentos do INSS para março é o seguinte:
- Número final 1: 22/03
- Número final 2: 23/03
- Número final 3: 24/03
- Número final 4: 25/03
- Número final 5: 26/03
- Número final 6: 29/03
- Número final 7: 30/03
- Número final 8: 31/03
- Número final 9: 01/04
- Número final 0: 05/04
Os beneficiários que recebem até um salário mínimo terão seus pagamentos realizados entre 22 de março e 5 de abril, enquanto aqueles que recebem acima desse valor serão pagos nos primeiros cinco dias de abril.
Como ocorreu a mudança do INSS?
Segundo informações, a redução dos juros foi aprovada por unanimidade pelos 20 representantes presentes na última reunião do Conselho, em fevereiro de 2023. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, revelou que o plano é reduzir os juros do consignado do INSS paralelo às quedas da Selic, a taxa básica de juros da economia.
O ajuste tem em vista as recentes decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), responsável pela Selic.
Essas mudanças apresentam um reflexo positivo para os beneficiários do INSS que recorrem à modalidade de crédito consignado, visto que podem aliviar os encargos financeiros destes indivíduos.