O Itaú projeta IPCA em 6,0% para 2023 mas, neste momento, com viés de baixa, tendo em vista eventuais reduções de preços na gasolina e gás de botijão no curto prazo.
- Receba primeiro as notícias e análises que vão impactar o mercado. Assine o exclusivo Monitor do Mercado Real Time. Recomendações de investimento e informações, minuto a minuto, direto no seu celular. Clique aqui para conhecer.
Segundo os analistas, a leitura do IPCA de abril veio um pouco acima do esperado e com o qualitativo ligeiramente pior, com núcleo de serviços subjacente um pouco mais alto e difusão ainda em patamar elevado – ambos indicando que a desinflação está ocorrendo mas de maneira gradual, como é esperado nesse estágio do ciclo.
“Projetamos 4,5% para o IPCA no próximo ano, incorporando alguma desancoragem nas expectativas de inflação. O anúncio de manutenção da meta no patamar atual poderia levar a uma redução na nossa projeção, assim como uma elevação da meta levaria a aumento adicional”, explica relatório.
Camila Brunelli / Agência CMA
Imagem: piqsels.com
Copyright 2023 – Grupo CMA