Do mesmo jeito que a popularização do ChatGPT fez diversas empresas lançarem seus próprios modelos de inteligência artificial generativa, agora a moda parece cada empresa ter o seu próprio chip para processamento de I.A.
Primeiro Google, agora Meta
Logo após a Google anunciar que faria seus próprios chips para inteligência artificial, quem decidiu entrar no jogo foi a Meta. Na última quarta-feira (10), a empresa anunciou seu novo chip, projetado para impulsionar seus sistemas de recomendação e classificação de anúncios.
Porém, as duas empresas não são as únicas que buscam se reposicionarem no mercado. Amazon e Microsoft também estão investindo em chips próprios, à medida que a demanda por recursos de computação aumenta com o crescimento da inteligência artificial.
Concorrência direta
A nova aposta das empresas em hardwares para inteligência artificial coloca a Nvidia em xeque. A companhia é, hoje, líder no mercado de hardware para IA, oferecendo seus serviços para diversas empresas focadas na tecnologia. Com as big techs focando cada vez mais em produzirem seus próprios hardwares, a Nvidia pode perder mercado.
Apesar dessa visão futurista, no momento, empresas como OpenAI, Amazon, Meta, Google e Tesla ainda continuam em olho nas novidades da Nvidia. As gigantes da tecnologia observam, agora, o ‘Blackwell’, uma nova geração de GPUs para IA.
O superchip GB200 Grace Blackwell (o mais novo da Nvidia) integra dois Tensor Core NVIDIA B200 ao CPU NVIDIA Grace, atingindo uma capacidade impressionante. Com isso, a NVIDIA está no radar da OpenAI, Microsoft e várias outras possíveis parceiras.
Já ciente desse interesse, a empresa já identificou potenciais interessadas em suas novas GPUs IA Blackwell e pode buscar acordos com cada uma delas. De acordo com o CEO e cofundador da Nvidia, Jensen Huang, a inteligência artificial é “a força motriz de uma mudança fundamental na economia”, e os chips Blackwell são “o motor para impulsionar essa nova revolução industrial”.
A Nvidia parece já estar ciente da possibilidade de perder seu espaço, uma vezes que Huang também disse que e empresa irá “realizar a promessa da IA para todos os setores”.
Imagem: Piqsels