A Inflação na cidade de São Paulo medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Fipe) avançou apenas 0,04% em agosto, segundo dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira (2).
O resultado, puxado principalmente pelos grupos Transportes e Habitação, evidencia uma desaceleração em relação ao mês anterior, quando foi reportado um aumento de 0,28%.
Apesar da queda na variação, o resultado ficou dentro das estimativas do mercado, que apontavam para variações entre -0,05% e 0,16%.
No acumulado deste ano, até o momento o IPC-Fipe soma 2,35%. Em 12 meses, até agosto, a alta do índice foi de 4,92%, abaixo das projeções, de 4,99%.
- Veja como um analista acumulou R$ 113 mil operando commodities — clique aqui e descubra como você pode seguir essa estratégia.
Queda em transportes e habitação pressiona inflação
Entre os sete grupos de despesas que compõem o IPC-Fipe, dois perderam força: Habitação passou de 0,58% em julho para 0,18% em agosto e Educação caiu de 0,36% para 0,01%.
Outros dois migraram para deflação: Transportes passou de uma alta de 0,82% para deflação de 0,97% e Vestuário passou de 0,04% para -0,06% no período.
Por outro lado, uma categoria recuou em ritmo mais lento e outras duas aceleraram:
- Alimentação: passou de -0,48% em julho para -0,11% em agosto
- Despesas Pessoais: aumentou de 0,33% para 0,68%
- Saúde: subiu de 0,70% para 1,06%
IPC-S desacelera em todas as capitais em agosto
A inflação nas cidades medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) apontou queda de 0,44% na quarta semana de agosto, também revelando desaceleração ante a leitura anterior.
Com esse resultado, o indicador acumula alta de 3,76% nos últimos 12 meses, segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGVIbre) divulgados nesta terça-feira (2).
Entre as capitais pesquisadas, São Paulo registrou novamente a maior variação entre as capitais (-0,25%), puxada pela redução de 3,30% na tarifa de eletricidade residencial.
Do lado oposto, Recife apresentou a menor taxa de variação (-0,99%), influenciada principalmente pela queda de 29,51% nos preços das passagens aéreas
- Investir em commodities com estratégia profissional é possível — saiba como ativar o Copy Invest do Portal das Commodities.
As demais capitais componentes do índice também apresentaram desaceleração em relação à última divulgação, confirmando tendência de arrefecimento da inflação nas regiões pesquisadas:
