O índice de confiança do consumidor da Alemanha para abril subiu para -29,5 pontos, depois de marcar -30,6 pontos em março (dado revisado), segundo o instituto de estudos econômicos GFK. A previsão do mercado era de -29 pontos.
O índice de confiança está relacionado ao próximo mês, mas seus três subíndices referem-se ao mês atual. O subcomponente de expectativas econômicas de março perdeu 2,3 pontos em relação ao mês anterior e caiu para 3,7 pontos. O subíndice de expectativas de renda ganhou 3 pontos em março e subiu para -24,3 pontos, e o indicador de intenção de compra dos consumidores ganhou 0,3 pontos para -17,0 pontos.
“Atualmente, as perspectivas de renda estão se beneficiando da recente queda notável nos preços da energia, especialmente da gasolina e do óleo para aquecimento. No entanto, a inflação permanecerá alta este ano, mesmo que, de acordo com as previsões disponíveis até agora, seja um pouco menor do que os 6,9% medidos em 2022”, explica Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels